05 abr. 19
Vazamento em laje: Veja como resolver
Vazamentos em áreas residenciais, comerciais ou industriais são sempre um problema. Um dos piores tipos é o vazamento em laje. A água entrando pela laje é um problema grave e que é bem difícil de ser consertado. Aliás, talvez esse seja o tipo de vazamento mais complicado de ter solução por causa da constante ação do tempo em cima da estrutura, o que acaba levando a rachaduras.
Apenas especialistas em vazamento em laje podem ajudar a solucionar o problema uma vez por todas! Em São Paulo e região, a melhor solução é entrar em contato com empresas experientes para garantir os serviços de profissionais treinados e os melhores equipamentos para resolver diferentes tipos vazamentos!
Entre em contato com empresas do ramo para garantir os melhores especialistas em vazamento em laje e as melhores soluções para eliminar esse tipo de infiltração do teto.
Confira um pouco mais sobre como lidamos com os vazamentos desse tipo.
Vazamento em laje – Como identificar e quais soluções adotar
Vazamentos podem ser difíceis de serem notados, porém, a infiltração na laje é mais do que perceptível, mesmo que o problema esteja acontecendo por alguns dias. Os vazamentos pequenos, causados por pequenas frestas causa manchas de umidade no teto. Não é difícil notar as manchas escuras nos pontos em que há o vazamento.
Se as frestas por onde a água estão entrando forem maiores, é possível notar goteiras dentro da residência. Em chuvas fortes, essas goteiras podem ser bem perceptíveis, podendo causar um grande prejuízo para móveis e eletrônicos, além de ser um grande inconveniente.
O que causa os vazamentos em lajes
Como informamos, os vazamentos são resultados de frestas que aparecem pela laje de um imóvel. Mas o que causa essas frestas? Infelizmente, o concreto usado em construções está bastante suscetível a rachaduras devido a ação do tempo.
Em dias de sol quente, com muito calor, materiais como o concreto expandem, em dias frios eles contraem. Mesmo que seja uma movimentação milimétrica, esse “vai e vem” abre frestas e rachaduras por todo o controle, por onde a água acaba entrando.
Para evitar esses problemas, é muito importante garantir que a laje tenha a cura correta logo depois de ser batida, além de contar com materiais de qualidade na sua construção. Mas, até com esses cuidados, é possível que as infiltrações apareçam com o tempo.
Uma das melhores maneiras de evitar que a água infiltre na laje, é evitar que a estrutura tenha contato direto com a ação do tempo. Ou seja, colocar um telhado, ou uma cobertura por cima da casa é a melhor solução para evitar esse tipo de vazamento.
Claro que nem sempre é possível colocar um telhado ou telha por cima da laje. Principalmente quando há planos de expandir o imóvel para cima. Nesses casos, você pode pensar em alguma das soluções que vamos dar nesse texto!
Como eliminar a infiltração na laje
Antes de continuarmos, uma dica rápida para quem está com infiltração na laje, mas tem telhado.
Nesses casos, a telha provavelmente está quebrada, você precisa considerar qual telha está rachada. Não é tão difícil para descobrir isso, só é preciso alguém para entrar dentro do forro durante o dia. Se houver alguma fresta, ou várias, dentro nas telhas, vai ser possível ver pela luz que entra no ambiente.
Caso não tenha nenhum sinal de vazamento no telhado, procure por vazamentos na caixa d’agua e nos canos que são ligados à estrutura.
Já para as outras situações, onde não há telhado e a laje está em contato direto com o tempo, é bom saber que muitas das soluções encontradas só funcionam por algum tempo!
Pintar as fretas com tinta plástica até ajuda por alguns meses, mas logo depois os vazamentos estarão de volta. Colocar pisos e azulejos sobre as rachaduras também é apenas temporário.
Para que o problema seja solucionado de vez, recomendamos a impermeabilização completa da laje. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo do método escolhido pelo cliente ou pela empresa que vai realizar o conserto.
Uma prática comum é o uso do poliuretano, que cria uma manta elástica e flexível em cima a laje, vedando completamente a entrada de água. O poliuretano é bem resistente contra abrasivos e é um excelente aliado na hora de acabar com os vazamentos em lajes.
Existem também tintas especiais, que também podem ser usadas em piscinas e até mesmo o uso de materiais para cobrir a laje, quase que como um envelope.
Para ter a certeza de que a sua laje não vai mais vazar, você pode contar com empresas especializadas em impermeabilização para trazer as melhores soluções para você e o seu imóvel.
Bom dia tenho este problema de vazamento desde a construção da obra já me deu bastante prejuízo já foi retirado o contrapiso e cerâmica duas vezes é colocado manta asfáltica. Moro no estado do Pará na cidade de Santarém conseguem me auxiliar nesta solução?
Olá Jarnilson! No caso de manta asfáltica, veja se você aplicou o procedimento correto conforme a segui; aplicação de manta asfáltica – passo a passo
Para que a impermeabilização com manta asfáltica fique perfeita, a manta asfáltica deve ser aplicada por profissionais especializados. Para a aplicação, são necessários maçarico de alta pressão com gatilho ligado a um botijão de gás, uma espátula e luvas. Se a área for muito grande, podem ser usados mais de um maçarico e mais de um botijão. Veja a seguir o passo a passo:
Verificar se a superfície está limpa, seca e bem regularizada, com caimento para os ralos e meia-cana nas quinas, que eliminam os cantos vivos.
Aplicar um primer, que é uma tinta de ligação, entre a manta e o local onde ela será aplicada. Aguardar o tempo indicado pelo fabricante.
Quando o primer estiver seco, desenrolar a manta, que tem 1 m x 10 m, do ponto mais baixo para o mais alto.
Com o maçarico, colar a manta na base. A chama do maçarico derrete a manta e a fixa à superfície.
Para fazer o arremate, a intensidade da chama do maçarico deve ser diminuída. Com a espátula, assentar a manta de forma que fique bem fixa, sem vãos por onde possa entrar água.
Quando um rolo de manta chegar ao fim, desenrolar outra manta e soldá-la sobre a outra. Nas emendas, é preciso sobrepor uma sobre a outra em 10 cm.
Fazer o teste da lâmina d’água durante 72 horas para verificação da estanqueidade.
Erros comuns
De acordo com o engenheiro Corte, um dos erros mais comuns é o uso de equipamentos inadequados. “O maçarico deve ser de alta pressão e com gatilho para que se forme uma labareda de fogo, como se fosse um lança-chamas. Se o maçarico não for bom, a manta não é derretida da forma correta”, ele aponta.
Outro equívoco é não fazer a sobreposição necessária, que é de 10 cm. “Já vi transpasse de 2 cm, 5 cm”, conta Corte, que cita também a soldagem imperfeita, ou seja, quando não se queima a manta corretamente.
Corte lembra, ainda, da importância do engavetamento ou embutimento dos ralos. Os rodapés devem ser embutidos na parede, não podem ser apenas colados. Se forem colados, após dois ou três anos, a água começa a entrar por baixo da manta. “Além disso, para impermeabilizar uma laje é preciso fazer um dente a 30 cm do piso para embutir a manta”, finaliza.
Com sol quente de 47° apareceu uma goteira mas parou ..o que sera
Tudo blz, Elton. Pode ser alguma ruptura que se fechou pelos intemperes.
A MINHA LAJE ESTA ESTA COM VAZAMENTOS EM VARIOS PONTOS DA CASA , VERIFIQUEI COM UM PEDREIRO E ELE FALA QUE E POR CONTA DAS CAIXAS DE AGUA QUE ESTA EMPOSSANDO EMBAIXO, QUAL E A MELHOR SOLUÇÃO TROCAR AS CAIXAS DE LUGAR E INSTALAR TELHAS ?
Olá Aline, a troca de lugar e instalação de telhas seria interessante.
Aqui no meu apartamento já removeram o telha e fizeram uma laje, porém continuou os vazamentos. Depois veio outro e aplicou mantas e impermeabilizante, porém o problema voltou depois de 6 meses.
Matheus, o diagnóstico é muito importante neste caso. Indicação: https://www.cacavazamento.srv.br/servicos/termografia/