16 ago. 23

10 dicas práticas de como economizar água

Quando o assunto são despesas domésticas, toda economia é bem-vinda, especialmente em São Paulo, que é uma das 10 cidades mais caras do país. Neste conteúdo, você confere dicas práticas de como economizar água e diminuir consideravelmente a conta da SABESP!

10 dicas práticas de como economizar água

Primeiramente, vale lembrar que abordamos aqui atitudes eficazes, em especial contra o desperdício de água em São Paulo, mas que também se adequam a qualquer outra localidade. 

Coloque-as em prática até que se tornem um hábito e você verá a mudança acontecer. A propósito, não é apenas o seu bolso que agradece, mas o meio-ambiente. 

  1. Torneira aberta enquanto escova os dentes nem pensar!

De manhã, à tarde e à noite, se você e/ou outras pessoas em sua casa deixam a torneira aberta ao escovar os dentes, isso está adicionando um gasto considerável em sua conta de água. 

Faça você mesmo o teste e depois compare as duas faturas. Com a economia, é bem provável que você consiga pagar a conta de luz, já pensou?

  1. Vazamento de água: faça o reparo com urgência!

Aquela torneira que fica pingando uma gotinha a cada 20 segundos faz com que você desperdice uma enorme quantidade de água (e de dinheiro). 

Confira todas as torneiras de sua casa e demais vazamentos visíveis (bem como os invisíveis) e, em seguida, conserte tudo imediatamente!

  1. Não passe muito tempo no chuveiro!

Outra dica de ouro para reduzir a conta de água é tomar banhos mais curtos. Sendo assim, faça o compromisso consigo mesmo de diminuir em 20% o tempo debaixo do chuveiro. 

Se até o momento você ficava meia hora no banho, comprometa-se a gastar apenas 15 minutos e veja a mágica acontecer!

  1. Utilize a descarga de forma consciente

Não use o vaso sanitário como lixeira. Além disso, considere a instalação de descargas de baixo fluxo para maior eficiência.

  1. Regule a máquina de lavar

Para economizar água ainda mais, use a máquina de lavar roupa e a de lavar louça apenas com carga completa. Escolha ciclos curtos e programas econômicos quando possível.

  1. Capte a água da chuva

Instale sistemas de coleta de água da chuva em sua casa. Use essa água para regar plantas ou lavar áreas externas, especialmente agora que a época de estiagem está chegando ao fim.

  1. Irrigue seu jardim nas horas corretas

Regue suas plantas nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer, evitando a evaporação rápida que ocorre durante as horas mais quentes.

  1. Instale redutores de vazão

Adapte suas torneiras e chuveiros com dispositivos redutores de vazão, limitando a quantidade de água que é dispensada.

  1. Lave o carro de maneira responsável

Evite usar mangueiras abertas. Opte por baldes ou considere usar estações de lavagem ecológicas que reutilizam a água.

  1. Eduque e conscientize

Fale com familiares e amigos sobre a importância de economizar água. Juntos, criem hábitos sustentáveis e busquem inovações para o uso consciente desse recurso vital.

Adotar essas dicas em sua rotina diária não só ajudará a economizar água, mas também contribuirá para a preservação do nosso planeta. Seja parte da solução e faça a diferença!