Conta de água da Sabesp veio muito alta, o que fazer?
Não é incomum acontecer da conta de água alta chegar em um determinado mês. Isso pode ser um fenômeno imediato, com um aumento rápido de um mês para outro ou então um aumento constante, que vai escalando aos poucos. Em todos os casos, geralmente há um grande responsável pela conta de água alta: O vazamento.
Para auxiliar nossos clientes, a nossa empresa de Caça Vazamento elaborou este conteúdo para ajudar a resolver problemas ligados a conta de água alta na sua residência, condomínio ou empresa.
Os vazamentos são inimigos invisíveis da economia, difíceis de serem detectados e que muitas vezes podem prejudicar bastante o orçamento de uma residência. Um vazamento, mesmo que pequeno, pode causar centenas de reais em prejuízo no final do mês, dependendo a gravidade do dano no encanamento, o prejuízo pode chegar na casa dos milhares.
Sem contar que, além de desperdiçar dinheiro, o vazamento também desperdiça água, que é um recurso cada vez mais valioso e que, como aconteceu em 2014 em São Paulo, pode acabar faltando a qualquer momento.
Um dos primeiros sinais de um vazamento é justamente um aumento repentino ou constante nas contas, mesmo com os hábitos em relação ao consumo da residência sendo exatamente o mesmo de sempre. Caso você não tenha aumentando o consumo de água do seu imóvel de qualquer maneira, mas a conta de água alta ainda continua aumentando, podemos automaticamente assumir um vazamento.
Conta de água muito alta: De quem é a culpa?
CALCULADORA DE CONSUMO DE ÁGUÁ
Quando alguém recebe uma conta de água alta repentinamente, a primeira coisa que pensamos é que a culpa pode ser da empresa de abastecimento. Mas nem sempre é assim. Primeiro precisamos entender quando é responsabilidade do morador e quando é responsabilidade da empresa ou prefeitura.
Segundo o que é determinado pelas normas comuns, essa responsabilidade é determinada pelo local onde o vazamento é encontrado.
O consumo de água é determinado a partir do que passa pelo cavalete onde fica o registro. Esse registro marca os metros cúbicos de água utilizados, determinando o quanto vai ser gasto. É responsabilidade da prefeitura ou empresa de saneamento básico da sua cidade, Sabesp, Daee, Saae, ou Sanasa, caso o defeito esteja nesse cavalete, o que é a minoria dos casos.
Vazamentos da rua até o cavalete não afetam o consumo de residência, pelo menos em teoria. Já a área do “cavalete para frente”, que está dentro da residência fica de total responsabilidade do morador.
Segundo o a prática comum. O dono da residência é responsável por encontrar e concertar esses vazamentos e por isso o aumento da conta tem que ser arcado pelo morador.
É preciso encontrar o vazamento
Ao notar que a conta de água alta, a primeira coisa a se fazer é buscar por um possível vazamento. Esse vazamento pode estar em diferentes pontos, desde o mais simples, que é o vazamento em vasos sanitários ou torneiras ou então os mais complexos, como vazamentos em canos localizados no solo ou nas paredes.
Existem diferentes opções para encontrar vazamentos em residências. Porém, quando é para casos como esse, recomendamos uma empresa profissional.
Além do serviço de caça vazamento realizado por empresas ser mais rápido e mais preciso, também é importante ter a possibilidade de ter um laudo do problema. Caso não haja nenhum vazamento dentro da propriedade, com o laudo de caça vazamento Sabesp é possível contestar a conta de água alta.
É possível contestar a conta?
Como dissemos, não há como contestar a conta de água alta caso o vazamento comprovado esteja dentro da responsabilidade do morador. O que pode ser feito é uma negociação do valor, o que muitas empresas permitem.
A contestação pode ser feita apenas se não for detectado nenhum vazamento e a conta continua a vir com valores altos ou ainda está aumentando. Com o laudo constando que não há vazamentos na propriedade, o morador deve notificar a empresa de abastecimento que existe algum problema por parte deles.
A empresa deve então realizar uma revisão e averiguar o problema. Segundo recomendações do Procon de São Paulo, quando for notificar a empresa, o ideal é apresentar as últimas contas pagas e exigir um protocolo de atendimento.
O Morador Poderá Pleitear o Desconto Proporcional, em caso de vazamento subterrâneo, aonde a água vazou pela terra e não utilizou os serviços de esgoto da empresa.
Conte com a ajuda da Caça Vazamento Esgotecnica
A Esgotecnica conta com uma equipe profissional treinada e com os melhores equipamentos para garantir um serviço de caça-vazamentos rápido, preciso e completamente seguro. Ao notar que a sua conta de luz está muito alta, entre em contato com a gente que realizados a busca pelo vazamento, potencialmente te ajudando a economizar muito no fim do mês.
Utilizamos equipamentos modernos de caça vazamento através de sinais sonoros, conhecidos como Geofone. Eles evitam o quebra-quebra desnecessário e oferecem uma precisão excelente, encontrando o ponto exato do vazamento.
Os vazamentos são problemas graves e que precisam de diagnóstico e correção o mais rápido possível. Por isso estamos prontos para atender nossos clientes 24h por dia e todos os dias da semana!
O valor da minha conta de água aumentou muito: porque isso acontece?
Em algumas situações o valor da conta de água pode elevar. Verifique se ocorreu alguma delas na sua residência, condomínio ou empresa:
- Vazamento de água visível ou subterrâneo não visível;
- Uso da água para construção ou reforma de imóveis;
- Aumento do número de pessoas utilizando o imóvel no período da medição;
- Fornecer o uso de água para terceiros;
- Cobrança de prestação de serviços em meses anteriores;
- Limpeza de fachadas ou garagens de imóveis;
- Abastecimento de piscina com água.
Se não ocorreu nenhuma dessas situações, entre em contato com a SABESP:
- Atendimento telefônico: 0800-0550195
- WhatsApp Sabesp: 11-3388-8000 (mensagem de texto)
- https://agenciavirtual.sabesp.com.br/“>Agência Virtual
- https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo“>Chat Sabesp
Conta de água alta por vazamento: o que fazer?
Quando sua conta de água está mais alta do que o normal, é importante rastrear a causa e corrigi-la o mais rápido possível, afinal de contas você não quer arcar com despesas adicionais a não ser a quantidade de água que foi realmente consumida. Mas como detectar um vazamento oculto de água? Especialmente sabendo que os canos estão dentro das paredes e aí você já imagina que será necessária uma grande bagunça e toda aquela quebradeira.
Bom, a conta de água alta por vazamento já chegou e não resta outra opção a não ser pagar, mas algo ainda precisa ser feito de modo a contornar essa situação. Apesar do calor da alta estação, você sabe que tem economizado e ninguém em casa vem demorando no banho justamente porque você não quer jogar dinheiro fora.
É hora de solicitar ajuda profissional e chamar uma empresa para achar vazamento em São Paulo, pois assim você poderá ter a certeza de que o problema será solucionado sem a necessidade de quebrar toda a parede, por exemplo. Caso você more em apartamento, a dica é conversar com o síndico, explicar a situação, e pedir que os técnicos em caçar vazamentos venham o quanto antes – ah, e nada de deixar um amador a frente, pois isso só acarretará em mais custos!
Saiba como funciona o serviços de caça vazamento:
Detectar um cano vazando dentro da parede é uma tarefa que exige mais do que experiência, mas equipamentos e métodos específicos, do contrário, você simplesmente vai continuar recebendo a conta de água alta por vazamento. Outro ponto é que dependendo da gravidade do problema, podem ocorrer muitas complicações como, por exemplo, danos à estrutura do imóvel, infiltração, mofo, etc.
Assim que você nos contatar, enviaremos uma equipe altamente qualificada e experiente à sua residência, empresa ou apartamento e, ao chegar no local, utilizaremos de:
- vídeo inspeção por Termografia
- Geofone digital
- Correlacionador de ruídos
- muita experiência e profissionalismo
Sem enrolação, nossos técnicos terão toda satisfação em lhe atender e, a partir de então, você não receberá mais sua conta de água alta por vazamento, sendo que a mesma voltará ao valor justo e já esperado. Todo o reparo necessário será feito por nossa empresa caça vazamento e também poderemos lhe dar muitas dicas de como economizar água morando em cidade grande, ainda mais no verão.
Aguardamos o seu contato! Não deixe o seu dinheiro ir por água abaixo e não espere mais, mas ligue agora em nosso número de telefone fixo (11) 3053-4600 ou, se preferir, envie sua mensagem diretamente em nosso WhatsApp (11) 98208-5000, assim poderemos agendar uma visita o mais rápido possível. Também resolvermos infiltrações de água.
Temos filiais de caça vazamento em santos, caça vazamento em Jundiaí e Campinas para atender o Interior e Litoral de SP. Em São Paulo e grande São Paulo, temos bases móvel de caça vazamento na zona norte, caça vazamento na zona oeste, caça vazamento na zona leste e caça vazamento na zona sul.
Muitas vezes passamos o mês economizando água e quando a conta chega o consumo continua alta.
Será que o problema da conta de água alta está no consumo ou pode ser algum vazamento?
Vazamentos em residências podem ser silenciosos e não dar nenhuma pista de que estão acontecendo. Muitas vezes a única forma de saber que tem algo vazando é através do aumento inesperado na conta.
Vazamentos em áreas externas costumam não ter sintoma, isso dificulta muito a hora de realizar a detecção.
Sempre que você notar que o consumo de água da sua residência não está condizendo com o quanto você realmente gasta, pode começar a desconfiar de quem há algo errado.
Mas como saber se realmente há um vazamento?
Existem algumas formas simples de descobrir se há um vazamento na sua residência. Veja quais são.
Como saber se há vazamentos no encanamento
O primeiro teste que deve ser realizado é o teste do registro de água. Para isso feche todas as torneiras e trave a caixa d´água.
Para travar a caixa d’água basta amarrar a boia para cima com a ajuda de um cabo de vassoura e um barbante.
Assim que tudo estiver fechado vá até o registro e observe se o registro ainda está rodando. Caso ele esteja rodando então é certeza de haver um vazamento.
Agora é hora de tentar achar onde está o vazamento.
Detectando vazamentos no encanamento da rua
Se você acha que o vazamento pode estar no subsolo (geralmente o encanamento alimentado direto pela água da rua), você deve fazer o seguinte:
- Encontre a torneira mais afastada do cavalete de água e que haja alimentação direto da rua;
- Encha um copo de água e depois coloque na boca da torneira;
- Abra a torneira e observe se a água do copo irá descer. Se descer então há um vazamento no subsolo.
Agora você já sabe onde procurar o vazamento. Para encontrar o local exato recomenda-se o uso do Geofone.
Geralmente é necessário a contratação de uma empresa de caça vazamentos para realizar a busca pelo defeito.
Detectando vazamentos nos canos alimentados pela caixa
Se a água não descer, mas você ainda acha que há um vazamento, então problema pode estar nas torneiras alimentadas pela água da caixa.
Para ter a certeza de que o problema está nessa parte do encanamento, há um teste igualmente simples.
- Feche todas as torneiras da casa;
- Vá até a caixa (ainda com a boia travada) e faça uma marcação com um giz no atual nível da água;
- Aguarde duas horas e volte até a caixa para verificar o nível da água;
- Se o nível abaixou então há sim um vazamento no encanamento.
Geralmente os encanamentos alimentados pela caixa d’água ficam dentro de paredes e por isso é fácil detectar o ponto do defeito.
- O local do vazamento pode ser identificado através de manchas da pintura da parede;
- Pintura descascando ou com mofo;
- Rachaduras e trincados na alvenaria;
- Pintura úmida de esfarelando.
Ao encontrar o ponto de vazamento basta realizar o reparo correto no cano para que a conta de água alta volte a ser justa.
Como detectar vazamento de água no vaso sanitário
As vezes o vilão da história está sendo o vaso sanitário. Ele pode estar vazando sem ninguém perceber.
Tanto os vasos de caixa acoplada quanto os vasos com válvula hidra estão suscetíveis a esse problema.
Para verificar se há vazamento no vaso basta usar um copo descartável, um balde e luvas de proteção para retirar toda a água que fica dentro do vaso.
Aguarde alguns minutos e observe se a água voltou a subir de nível, se sim então há um vazamento.
O vazamento então precisa ser consertado, ou na caixa acoplada ou então na válvula hidra.
Outras maneiras de economizar água
Caso você já consertou o seu problema ou então não achou vazamento nenhum e está procurando algumas dicas para economizar água aqui tem uma boa lista para você.
- Deixe pratos e talhares de molho antes de lavá-los. A sujeira sairá mais fácil e consequentemente o processo de lavagem usará menos água;
- Aproveite a água da chuva para regar plantas, lavar calçadas e quintais;
- Sempre lembre de fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for realmente necessário. Uma torneira aberta por apenas 5 minutos gasta até 80 litros de água;
- Reaproveita a água da máquina de lavar para lavar calçadas;
- Não tome banhos com mais de 10 minutos. E lembre-se de dividir o banho em três partes. Uma parte para se molhar, depois uma parte para se ensaboar com a água desligada e uma última parte para retirar o sabão do corpo com água.