Quanta Água Evapora por Dia em Uma Piscina

Veja como verificar se a diminuição do nível de sua piscina é por causa de evaporação normal ou vazamento

Quando o verão está se aproximando os cuidados com a piscina devem ser redobrados, já que nessa época elas são utilizadas mais frequentemente. Nas manutenções periódicas, quem cuida delas pessoalmente consegue observar que de tempos em tempos o nível de água tende a baixar, e isso é consequência ou da evaporação ou de algum vazamento.

A evaporação varia de acordo com as condições climáticas, principalmente, e não deve ser considerada um problema, já que acontece com toda piscina exposta ao ar livre. O vazamento, por sua vez, é o responsável pela maior quantidade de perda do líquido e pode gerar um prejuízo financeiro muito grande e, não menos importante, um elevado nível de desperdício de água.

Evaporação de água da piscina

Qualquer quantidade de água exposta vai sofrer com a evaporação, pois este é um processo natural físico que altera o estado da matéria. Com a piscina não seria diferente: incidência constante de sol, calor, vento e baixa umidade fazem o nível da água abaixar diariamente.

Entretanto, muito embora seja normal, existe um limite de aproximadamente um a cinco centímetros por semana ou 3 milímetros por dia, que pode variar de acordo com o tamanho da superfície da piscina e de fatores meteorológicos já mencionados, como por exemplo o calor e a baixa umidade.

Mais que isso, a baixa do nível já deve ser considerada um problema de vazamentos.

Identificando o vazamento

O vazamento é algo que deve ser corrigido com eficiência para evitar desperdícios e até maiores danos com o restante do funcionamento da piscina. Para identifica-lo, é aconselhável fazer o teste caseiro do balde, que consiste na medição dos níveis da piscina e da água colocada dentro do balde dentro do espaço de 48 horas.

Se a perda de água for além do esperado pela evaporação mas também não demonstrar quantidades muito elevadas, pode ser que o vazamento seja de pequeno porte. Neste caso, o simples teste do balde não terá muita eficiência e, por isso, é importante entrar em contato com uma empresa especializada em detecção de vazamento em piscinas.

Solucionando o problema

A evaporação da água da piscina, conforme já mencionado, pode variar de acordo com condições externas mas, em alguns casos, pode ser reduzida com a utilização de uma capa na superfície. Dê preferência para as fabricadas em polipropileno, polietileno UV estabilizado, de plástico ou de vinil, que agem bloqueando a ação do sol e do calor e diminuem a incidência da evaporação. Ao redor da piscina também é interessante que haja árvores para proporcionar sombra para coibir a ação de ventos fortes.

Quanto ao vazamento, será necessário descobrir onde exatamente se encontra o problema através do teste do balde ou da visita de uma empresa especializada. Lembrando que pode ser um cano quebrado, estrutura danificada, rachaduras no azulejo, filtros velhos, etc.

Solicite agora mesmo uma visita

Chega de desperdício e de pagar conta alta. Ligue agora mesmo para (11) 3053-4600 e solicite uma visita da Caça Vazamento Esgotecnica para detecção e reparos de vazamentos na sua piscina. Se preferir, clique no botão abaixo para agendar uma visita.

Fale conosco pelo WhatsApp