30 mar. 23
Como contestar conta de água da Sabesp
A conta de água é um dos gastos fixos mais importantes de qualquer residência, por isso é fundamental saber identificar quando há cobranças indevidas ou divergências que precisam ser contestadas junto à empresa responsável pelo fornecimento. Confira como contestar conta de água da Sabesp se for este o problema que você está passando!
Como contestar conta de água da Sabesp
A Sabesp é a principal companhia de abastecimento de água em São Paulo e, caso você receba uma conta de água com valor elevado, há algumas medidas que podem ser tomadas para verificar o que está acontecendo e garantir seus direitos como consumidor.
Verifique o histórico de consumo
O primeiro passo para contestar conta de água da Sabesp é verificar o histórico de consumo.
Analise as contas dos últimos meses e veja se há um aumento significativo que justifique a cobrança mais alta. Se você achar que a diferença é muito grande em relação ao consumo anterior, pode ser que haja algum erro na medição ou cobrança.
Vale lembrar que a Sabesp utiliza faixas de consumo para determinar o valor da tarifa, sendo que o preço por metro cúbico de água aumenta conforme o aumento do consumo.
Faça uma verificação de vazamentos
A presença de vazamentos é uma das principais causas de contas de água elevadas. Por isso, é importante fazer uma verificação na casa para identificar se há algum problema nos encanamentos ou na caixa d’água.
- Você pode começar fazendo uma verificação visual, procurando por sinais de umidade ou infiltração nas paredes, no teto ou no piso.
- Também é possível realizar um teste de torneiras e descargas para ver se há algum vazamento evidente.
Caso não tenha certeza se há vazamentos, é possível contratar uma empresa especializada em caça vazamentos em SP para fazer uma avaliação mais detalhada.
Contate a Sabesp
Para que você tenha como contestar conta de água alta da Sabesp, entre em contato com a empresa pelo telefone 0800 – 055 0195 ou agenciavirtual.sabesp.com.br. Informe o número da sua conta, a data de vencimento e o valor cobrado. Explique a situação e forneça as informações que possam ajudar a identificar o problema.
Solicite uma revisão da conta
Após entrar em contato com a Sabesp, a empresa pode solicitar que você faça uma solicitação de revisão da conta. Para isso, é preciso acessar o site da companhia, ir na área de atendimento ao cliente e clicar na opção “Solicitação de revisão de conta”.
É preciso informar os dados da conta e fazer uma descrição detalhada do problema. A Sabesp vai analisar a solicitação e, se necessário, realizar uma nova medição para verificar o consumo de água.
Busque ajuda dos órgãos de defesa do consumidor
Se você já contatou a empresa e ainda não teve como contestar conta de água da Sabesp e não obteve sucesso em resolver o problema, a próxima etapa é buscar ajuda dos órgãos de defesa do consumidor. O Procon é o órgão responsável por fiscalizar e garantir os direitos dos consumidores, e pode ajudar a mediar a questão com a Sabesp.
Além disso, é possível recorrer ao Juizado Especial Cível, que é uma alternativa para solucionar conflitos de menor complexidade sem a necessidade de contratar um advogado. Para isso, você deve ter em mãos as mesmas informações necessárias para abrir uma reclamação no Procon.
Boa tarde na época de pandemia a sabesp passou a me cobrar minhas contas como comércio e moro numa comunidade e nunca teve. Comércio preciso que vc resolva para pois sou assalariado e não tenho como pagar
Luiz, seria interessante ir até uma agencia da concessionária para se informar.
Na casa da minha mãe faz uns 3 meses que a conta de agua tá vindo um absurdo falei pra irem ver o que está acontecendo até agora nd
Olá Andreia. Por gentileza, solicite uma avaliação em nossa central de atendimento: 0800 755 9000.
Olá meu caso esta muito difícil aq no bairro está tendo uma obra da prefeitura na rua estão quebrado tudo por aq , meu cano começou a faza água a conta veio 473 reais um absurdo, pois aq na comunidade sempre paguei taxa baixa de 23 reais,pois liguei na Sabesp para fazer uma nova leitura fo meu relógio expliquei tudo , atendente pediu o num do relógio passei para pediu para mim espera 5 dias , liguei novamente abaixou a conta para 278 ,pois não vou pagar vou pessoalmente na Sabesp tenta resolver.
Nesse caso nem precisou de usar o serviços de caça vazamento. A Sabesp resolveu.
Boa noite!
No mês de dezembro de 2023 a conta veio muito alta 173 e uns quebrados,um absurdo.
Sempre paguei no mínimo,70 a 80,00 e de repente me vem esse valor, sendo que eu fico o dia todo fora e meu esposo também, só voltamos pra casa para tomar banho e dormir e lavo roupa uma vez na semana, duas pessoas gasta água assim???
Uma situação complicada.
Ana, nesse caso, seria interessante contratar serviços de caça vazamento para ser feita uma investigação no encanamento e acessórios. Assim, você terá certeza se existe ou não vazamento, para contestar a concessionária.
Minha conta depois da pandemia aumentou bastante só que no mês de janeiro 2024 extrapolou, veio 541,00 já fui na Sabesp, reclamei me mandaram aguardar, 20 dias depois veio um motoqueiro analisou a situação e verbalmente disse que foi erro do leiturista. Me mandou aguardar. Agora chegou uma carta avisando ameaça de corte caso demore pra pagar, o que devo fazer agora, alguém pra orientar?
Etevaldo, ligue na nossa central de atendimento para caça vazamento: 0800 229 9000