02 jan. 15

Como agir com um vazamento público

Com a atual crise hídrica do estado de São Paulo, é sempre bom estar atento a vazamentos e desperdício de água na sua casa.  Todos devem fazer sua parte. Não apenas nós, moradores, mas o governo também. Por isso, você deve sempre observar os vazamentos públicos e cobrar reparos por parte dos órgãos responsáveis e autoridades.

Além de diminuir o desperdício de água, a fiscalização dos vazamentos públicos d’água ajudam a reduzir o preço das tarifas. Quanto mais água for desperdiçada da represa até a torneira de casa, maior será o custo na conta para o consumidor.

Como se estes dois pontos não fossem suficientes para você começar a fiscalizar os vazamentos públicos, os canos estourados nas ruas costumam causar grandes transtornos e problemas para quem mora ou transita pela região, como os alagamentos pontuais e buracos nas ruas.

Quando isto está acontecendo, você sempre deve pegar o telefone ligar para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a SABESP, os telefones são 0800 011 9911, para região metropolitana, e 0800 055 0195, para interior e litoral. Caso seja de outro estado, procure o órgão responsável pela distribuição de água.

Porém, muitas vezes, o vazamento público de água pode ser detectado antes mesmo de chegar a esses níveis. Um vazamento em escalas menores, escondido, pode trazer vários problemas no bairro sem estarem visíveis.

Lesões no solo e falta de pressão d’água na casa da vizinhança, por exemplo, são alguns dos malefícios que podem ser causados por estes pequenos vazamentos que nem sempre estão em nosso campo de visão.

Mas, o processo para continuar fiscalizando é bem simples e com esses passos ficará mais fácil detectar estes problemas. São apenas quatro etapas que farão você melhorar o serviço de água na região onde mora.

  • Passo 1 – O primeiro passo é estar sempre verificando a pressão de água da sua casa e realizando testes para vazamentos. Dessa forma, você previne os vazamentos dentro da sua casa e evita aumentos na conta.
  • Passo 2 – Se você perceber que está com características de vazamentos, mas não consegue encontrar o problema. Procure uma empresa especializada. Ela te ajudará a encontrar o vazamento e dará todo o suporte para reparo, sendo ele interno ou externo. Mas, vale lembrar, que os vazamentos públicos são de responsabilidade da companhia fornecedora de água. Portanto, eles que devem fazer a manutenção.
  • Passo 3 – Caso seja um vazamento público, ou seja, fora do seu imóvel, você deve entrar em contato com a companhia de saneamento do estado para consertar, a Sabesp no caso de São Paulo. O telefone é o mesmo que falamos acima e os danos causados para o reparo, como buracos no asfalto e calçada, são de responsabilidade da empresa. Caso não sejam reparados, corra atrás do seu direito.
  • Passo 4 – Nós sabemos como funcionam a maior parte dos órgãos governamentais do nosso País. Portanto, não basta apenas pedir o reparo, você também precisa fiscalizar para saber se a manutenção será feita e se o problema não voltará a acontecer.

Essas dicas são simples, mas, seguindo-as, o processo para evitar e diminuir os transtornos causados pelo vazamento público fica muito mais fácil.

Outro ponto importante é que não basta apenas fiscalizar os vazamentos que acontecem em áreas públicas. Manter a sua casa sem vazamentos e problemas com água é uma ótima forma de economizar na conta, além de ajudar no meio ambiente.