19 nov. 14

7 dicas para economizar água e contribuir com o meio-ambiente

A questão da água não esteve tão em pauta como hoje. É comum ouvir falar da falta de água em algumas cidades, e também do racionamento de água, como também a pouca falta de chuva que contribui para esse processo.

Ações envolvendo o mundo da sustentabilidade estão aumentando. Desde telhados que ajudam a manter a casa mais fresquinha, até litrões que são feitos para aproveitar a luz solar. São ações que envolvem o mundo material. Mas e a água, esse bem precioso, o que pode ser feito para se economizar e ainda contribuir para o meio ambiente?

Selecionamos sete dicas que você pode fazer em casa.

1- Reaproveite água da chuva: Reaproveitar água da chuva é uma boa saída para aproveitar e molhar, o jardim, flores, e até lavar algumas peças de roupa. De que forma? Você pode instalar uma pequena caixa de água que capte a água através da calha, se você tiver claro. Existem diversas outras maneiras.

2- Banhos mais rápidos: Esqueça a música, a massagem, e o relaxamento de um banho tranquilo e demorado. Você precisa ajudar para economizar água, e não é só para ter uma conta mais baixa no final do mês, mas também para contribuir com o meio ambiente. O caso da falta de água em São Paulo é grave e os moradores também precisam contribuir. Enquanto você se ensaboa e passa o shampoo, a torneira precisa ficar fechada. 

3- Cuide dos vazamentos e canos: Por menores que sejam eles podem trazer sérios danos. Fique de olho no banheiro, cozinha, para que não tenham nenhum vazamento. Um simples gotejo pode gastar 50 litros de água. Outra dica é colocar aerador nas torneiras, mais conhecido como peneirinha. Além de economizar água, esse pequeno equipamento proporciona sensação de fluxo mais intenso.

4- Limpe antes de lavar: Antes de lavar a louça retire todos os resíduos da comida com esponja e sabão. Não deixe a torneira aberta por muito tempo. Primeiro, esfregue e limpe para depois enxaguar. Para se ter uma ideia, se você lava a louça em 15 minutos pode consumir cerca de 120 litros de água. É muita coisa.  Agora, se você fechar a torneira pode gastar entorno de 20 litros de água.

5- Lave o carro com um balde: Parece até brincadeira, mas é possível lavar o carro com balde e água. Sabe quanto se gasta lavando o carro com a mangueira? Em 30 minutos cerca de 560 litros de água. É muita coisa. Para economizar pegue alguns baldes e lave assim. Faça o teste.

6- Mude o sistema de descarga: Você sabia que quando acionada, a válvula de descarga despeja entre 10 e 30 litros de água, mas já a caixa acoplada consome de 4 e 24 litros? É muita diferença. Experimente!

7- Torneira fechada no banho e ao fazer a barba: Fazer a barba ou escovar os dentes com a torneira meio aberta pode em cinco minutos gastar cerca de 12 litros de água. É possível reduzir, fechando a torneira enquanto escova ou dentes ou faz a barba. Você pode reduzir este número para 2 litros.

Estas foram algumas dicas. Elas não fazem milagres, mas irão ajudar você a economizar água e até o orçamento da água ficará mais em conta. Mas este processo preciso ser realizado por toda família. Por isso, antes de praticar estas dicas converse com toda família e proponha a todos economizar água para ajudar o meio ambiente. Será uma ótima escolha.