Vazamento de gás em apartamento – O que fazer


Vazamento de gás em apartamentoO vazamento de gás é recorrente nas grandes cidades, principalmente nos edifícios, onde essas instalações são mais frequentes. Em muitos casos, esses vazamentos acabam em tragédia. Por isso, é essencial que se tome as medidas necessárias assim que os primeiro sinais de vazamento de gás em apartamento aparecerem.

Por isso, quando surgirem os primeiros sinais de um vazamento de gás, você deve tomar as seguintes precauções:

  • Não acenda as luzes. A faísca pode causar explosão.
  • Busque entender se o cheiro está dentro do seu apartamento ou vindo da rua.
  • Abra todas as janelas para que seu apartamento fique bem ventilado.
  • Não ligar nenhum equipamento eletrônico
  • Considere sair do apartamento se o cheiro estiver muito forte.

Como encontrar vazamento de gás em apartamento

O vazamento de gás em apartamento não pode ser detectado tão facilmente. Esse é o principal motivo pelo qual acontecem tantos acidentes com o gás encanado. O primeiro passo é acionar o zelador ou síndico para desligar o abastecimento de seu apartamento e evitar que aconteça um acidente.

Após o abastecimento desligado, é necessário buscar um técnico especializado. Quando o vazamento de gás em apartamento acontece em tubulações que vêm da rua, a melhor alternativa é procurar a distribuidora responsável para o reparo.

Porém, muitos prédios usam sistema de bujão de gás compartilhado. Nesses casos, a melhor situação é buscar uma equipe especializada para encontrar vazamento de gás em apartamento. O equipamento ideal e o profissional treinado são essenciais para que o vazamento possa ser descoberto rapidamente e sem riscos para os moradores do prédio.

O melhor cuidado é a prevenção!

O vazamento de gás em apartamentos é um assunto sério e que já gerou acidentes graves. Não é raro vermos notícias de apartamentos que pegaram fogo devido ao vazamento de gás. Porém, a maior parte destes acidentes pode ser evitada com manutenção adequada.

Para ter ideia da importância da manutenção, o Corpo de Bombeiros de São Paulo possui uma cartilha em seu site com orientações para evitar vazamento de gás.

Para oferecer segurança para os moradores, o condomínio deve fazer a manutenção rotineira da tubulação. Em prédios antigos, elas são ainda mais essenciais. Muitas vezes, as tubulações estão corroídas pelo tempo e o gás está saindo em pequenas quantidades. Se o seu prédio não faz a manutenção rotineira, insista com seu síndico para que ela seja realizada. Os prejuízos podem ser muito maiores sem a prevenção!