22 nov. 21

Vícios construtivos: Quem paga a conta no caso de vazamentos?

Um vício construtivo se trata de qualquer anomalia ou defeito encontrado em imóveis, o qual afeta seu uso. O vício construtivo se classifica em aparente, isto é, aquele que é visível, ou oculto, tal qual vazamentos residenciais escondidos no subsolo ou atrás de uma parede.

É importante lembrar que defeitos na tubulação, por exemplo, podem não entrar na categoria de vícios construtivos, e sim serem decorrentes da falta de manutenção. O mesmo se dá no que diz respeito à infiltração quando causada por falta de vedação e/ou impermeabilização inadequada.

Mas a questão é: quem paga a conta no caso de vazamentos? Bom, é isso o que você descobrirá com a leitura desta publicação da Caça Vazamento!

Vícios construtivos: responsabilidade de quem arcar com as despesas?

Primeiramente, não tem como deixar de lado um detalhe muito importante: como provar que um vazamento de água é consequência de um vício construtivo? Essa é a maior dificuldade quando o problema surge, sem contar que, infelizmente, o morador ainda só descobre quando desconfia da conta alta por vazamento ou devido a infiltrações.

Caso seja constatado que realmente se trata de um vício construtivo, você como morador tem o direito garantido pela Lei 10.406/02 do Código Civil de ter a questão sanada. Porém, o responsável por pagar o vazamento residencial pode ser o empreiteiro (vício na execução) ou o arquiteto (vício no projeto).

É de extrema importância estar ciente disso e também de que o Código de Defesa do Consumidor estabelece como responsáveis por arcar com os reparos todos os que tiverem envolvimento na construção do imóvel. Vale a pena também deixar claro que você terá mais facilidade de consertar o vazamento residencial se entrar em contato com os responsáveis pelo mesmo.

Todo material tem uma vida útil: esteja atento(a)

Dependendo de quanto tempo o imóvel no qual você mora atualmente foi construído, é imprescindível ter em mente outra questão: os materiais utilizados no encanamento e tubulações possuem vida útil. Isso quer dizer que a performance dos canos diminui à medida que o tempo passa e, sem as devidas revisões e manutenções, decaem quanto à usabilidade.

Empresa Caça Vazamento SP

Vícios construtivos ou não, vazamentos precisam ser detectados com urgência assim que você desconfia do problema. Se for esse o caso, recomendamos seriamente que você procure o serviço de nossa empresa de caça vazamento em São Paulo, pois somos especialistas em descobrir vazamento oculto.

Assim que identificarmos para você o ponto exato por onde está havendo fuga de água em seu imóvel, você poderá ter uma noção se é mesmo um vício construtivo. Sendo confirmado, o passo seguinte é solicitar aos responsáveis que arquem com as despesas, pagando pelo conserto da tubulação ou até mesmo, se necessário for, substituí-la.

Contate-nos hoje mesmo e vamos te orientar com muita atenção e profissionalismo. Somos uma empresa caça vazamento em SP idônea, com sede própria, e atuante no mercado há décadas, então você já sabe que pode confiar em nossos serviços!