08 dez. 15

Vazamentos em Piscinas: Como detectar

Sua conta de água aumentou e você não sabe o motivo? Os vazamentos podem ser um dos principais motivos, principalmente se você tem piscina. Os vazamentos de piscina são responsáveis por muitos aumentos da conta de água, mas poucas pessoas sabem disso.

Outro problema é que o vazamento de água pode colocar qualquer imóvel em risco e aumentar seu prejuízo financeiro. Se a piscina for próxima da casa, por exemplo, você terá problemas de infiltração pelo solo e precisará de grandes reformas para solucionar estes distúrbios. Para evitar isto, é preciso corrigir os problemas com vazamentos em piscina logo que detectados.

Como achar vazamento em piscina
O primeiro passo para encontrar vazamentos em piscina é fazer o mais óbvio de tudo: procurar infiltrações e marcas de água ao redor da piscina. Se ela está sem ser utilizada há muito tempo, mas tem marcas de água no entrono, é bem provável que está com vazamentos.

Procure em volta da piscina, bomba e todo o seu sistema de alimentação e manutenção. Pequenas gotas ao redor é um sinal bem claro de vazamentos. São marcas que não deixam dúvidas.

Atenção! É bem possível que sua piscina tenha vazamentos mesmo que não demonstre esses sinais claros ao seu redor. Então, se você não encontrar manchas e sinais de água ao redor da piscina, mas ainda acha que existe o vazamento, algumas técnicas simples vão te ajudar a encontrar os locais por onde a água está escorrendo.

A técnica mais fácil é medir o volume de água da piscina com uma fita adesiva. Coloque uma fita bem próxima do nível de água e espere 24h sem usar e nem encher a piscina. Passado o tempo, analise se a água está distante da fita. Se sim, é sinal de que está com vazamento.

Essa é uma técnica muito simples e bem eficiente para saber se exitem vazamentos, mas você ainda pode utilizá-la para encontrar o local exato por onde a água sai.

Se a dica de cima mostrar que existe vazamento, encha a piscina até o nível máximo e espere esvaziar por dias. É preciso analisar até que a altura a água continua vazando. Se ela parar de diminuir em determinado nível, é bem provável que o vazamento está nas paredes da piscina naquela altura. Se não parar de descer o nível da água, o problema pode estar no solo da piscina.

Além de encontrar a altura do vazamento, você também pode achar o lugar exato do vazamento. Para isso, jogue um pouco do medidor de PH no local que acredita estar vazando água. Você verá o líquido colorido sendo sugado pelo vazamento. Se isso não acontecer, é porque a água está escorrendo por oura parte e séria necessário refazer todo processo para identificar vazamentos.

Após a detecção do vazamento, você deve chamar um profissional ou empresa especializada para reparar sua piscina. Essa empresa também poderá te ajudar a encontrar os vazamentos.