Vazamento de Gás em Condomínio

05 dez. 19

Vazamento de gás em condomínio: o que fazer

O gás de cozinha (GLP ou Gás liquefeito de Petróleo) é um dos produtos mais comuns dentro de qualquer ambiente, desde os residenciais até os comerciais. Ele é responsável por fazer uma cozinha funcionar, sendo o principal combustível de fogões e fornos. O vazamento de gás em condomínio é perigoso e é preciso saber o que fazer nestes momentos.

O gás ele é utilizado para fogões e fornos por ser um produto altamente inflamável, assim, ele produz a chama necessária para esquentar panelas e alimentos. Esse produto é essencial no dia a dia de muita gente, porém, é bastante perigoso quando vaza.

A Esgotecnica Caça Vazamento é especialista em encontrar defeitos em tubulações de gás e para alertar os nossos clientes sobre esses riscos, elaboramos esse artigo para você saber o que fazer durante um vazamento de gás em condomínio.

No dia a dia, utilizar o gás em um sistema bem mantido é totalmente seguro. Tanto os botijões quanto os encanamentos de gás são feitos de acordo com as medidas de segurança para evitar vazamentos.

Porém, como todo outro tipo de sistema, esses dois exemplos estão sujeitos a desgaste do tempo, além de possíveis defeitos que acontecem por má instalação ou acidentes físicos.

Nesses casos, o vazamento pode acontecer e existe um grande risco de incêndios e explosões.

Os riscos do vazamento de gás em condomínio

Os vazamentos de gás são perigosos por muitos motivos. Porém, ainda existem alguns mitos que ainda perduram em relação a esse tipo de problema.

Muita gente acredita que o gás é venenoso ou tóxico para o ser-humano e que pode matar a pessoa apenas ao ser inspirado.

Isso não é verdade, o gás de cozinha liberado para utilização no Brasil não é tóxico. Ele possui um cheiro muito forte (muitas vezes parecido com o de ovo podre), mas esse cheiro é colocado propositalmente na mistura do gás para que você possa identificar vazamentos.

Enquanto o vazamento de gás pode causar dores de cabeça, principalmente por causa do cheiro, ele não causa asfixia ou intoxicação, como é o caso do CO (originado na queima de produtos como o GLP) e outros químicos.

Sendo assim, temos apenas o risco de explosões e incêndios. O que não é nada tranquilo, diga-se de passagem.

O problema do gás é que ele é altamente explosivo e, ao contrário de combustíveis líquidos, ele pode ser inflamado com temperaturas baixas, eletricidade ou simplesmente um cigarro.

Dependendo do nível no vazamento a explosão pode ser bem forte e causar vários estragos. Em condomínios esse risco é anda maior, considerando que vários apartamentos podem ser afetados por um único acidente.

Vazamento de gás em condomínio: O que fazer?

Com esses riscos em mente, é preciso saber o que podemos fazer para garantir a nossa segurança no caso de um vazamento.

Bom, a primeira coisa a se fazer é conseguir identificar o vazamento. Como dissemos, o gás possui um cheiro bem forte e esse será o principal método para saber se há ou não um vazamento.

A primeira coisa a se fazer em caso de notar o cheiro de gás é fechar o registro (se possível), abrir portas e janelas para que o ar circule e ventile o gás para fora.

Nunca acenda a luz ou qualquer outro equipamento eletrônico nesses casos. Tudo o que é elétrico e eletrônico funciona com eletricidade e até mesmo a bateria do celular pode gerar uma faísca capaz de acender o gás e casar uma explosão.

Por isso, se for possível, desligue até mesmo a chave geral do ambiente.

Por fim, entre em contato com a administração do condomínio para tentar encontrar a fonte do vazamento e encontrar a melhor solução.

Como encontra vazamento de gás em condomínio

Existem maneiras de encontrar um vazamento de gás em casa, com o uso da famosa bucha/esponja, com sabão. Porém, esse não é um método totalmente recomendado, já que pode apresentar falhas que vão dificultar o processo de reparo.

Enquanto é fácil encontrar o vazamento nos botijões, por serem sistemas curtos, na tubulação de gás encanado o problema é maior.

As tubulações são extensas e podem entrar em locais de difícil acesso para testes caseiros tradicionais.

A melhor opção para esses casos é sempre contar com uma empresa profissional de Caça Vazamento.

A sua melhor opção em São Paulo e região é a Esgotecnica Caça Vazamento. Com profissionais treinados e especializados, nós encontramos o vazamento com segurança e agilidade.

Além de encontrar o vazamento, também realizamos o reparo para que você possa aproveitar mais tranquilidade durante o seu dia a dia.

Outra vantagem do caça vazamento profissional está na possibilidade de gerar um laudo de inspeção, para casos diferentes.

Assim, tanto os moradores quanto a administração do condomínio podem ficar mais tranquilos, sabendo que o vazamento foi encontrado e reparado de forma correta.