05 nov. 18

Vazamento de água no piso: como localizar

Os vazamentos no subsolo são problemas complicados de serem resolvidos, até porque dificilmente eles são percebidos. Muitas vezes só se sabe da existência de um vazamento no piso que a tubulação quebra de vez.

Depois de um vazamento constante, o solo pode ceder e acabar quebrando o cano, causando um problema muito mais grave do que o vazamento. Outro sinal de que há um vazamento debaixo do piso é quando a conta de água começa a vir alta demais.

Quando o vazamento está em uma tubulação de esgoto, que é comum em banheiros, é possível que o incômodo seja ainda pior, já que o cheiro desse tipo de tubulação é bem desagradável.

Para evitar danos ao piso, ao solo e a carteira, nós da Esgotecnica estamos trazendo algumas dicas para que você possa identificar esses problemas e possa evitar danos maiores.

Vazamento de água no piso: Como localizar

Existem diferentes maneiras de localizar vazamentos de água no piso, porém, a maioria necessita de equipamentos. É possível tentar encontrar esses defeitos em casa, mas é preciso bastante paciência, tempo e um bocado de sorte.

A principal maneira de encontrar um vazamento por baixo do piso é tentando ouvir a diferença de som no ambiente, além de procurar por alguns sinais visuais, principalmente no rejunte.

Enquanto em paredes pintadas o vazamento é fácil de ser notado por causa de manchas e mofo, o piso acaba escondendo esses detalhes.

Você já andou em algum lugar onde tinha um piso com um som um pouco diferente? Parecido com o barulho de um instrumento musical, por exemplo? Esse é o barulho de um piso “oco”. Isso acontece por erros na instalação do piso ou por vazamentos.

Quando há um vazamento sob o piso, tanto na parede quanto no chão, a argamassa usada para assentá-lo é removida aos poucos e logo ele fica “suspenso”. É possível notar até mesmo ao andar pelo piso onde existe esse defeito.

Portanto, como já dá para imaginar, vai ser preciso algumas batidas para tentar encontrar o vazamento por baixo do piso. Ao desconfiar de que há um vazamento no piso de algum cômodo, tente ir batendo próximo dos canos.

Lembrando que em toda boa instalação os canos são sempre instalados em linha reta e com curvas de 90º. Sendo assim, você pode escolher um ponto de partida, como o registro do banheiro, e ir tentando encontrar o vazamento acompanhando linhas retas em direção aos outros sistemas que utilizam água.

Para ter mais certeza de que está encontrando o ponto certo do vazamento, utilize uma chave de fenda ou uma faca para raspar o rejunte entre os pisos. Se ele estiver com um aspecto molhado, pode ser que o vazamento esteja bem próximo.

Caça vazamentos profissional

É possível sim conseguir encontrar o vazamento sem a ajuda de uma empresa profissional. Porém, é um trabalho complicado e que nem sempre é efetivo. Assim, é melhor contar com uma empresa especializada.

Com as ferramentas certas e profissionais treinados, as empresas de caça vazamento utilizam métodos que não causam danos para os pisos.

Geofone para encontrar vazamentos no piso

A maneira mais simples, rápida e descomplicada de encontrar vazamentos é com os equipamentos de Geofone. Esse é um sistema simples, que utiliza um sistema de ultrassom para encontrar o ponto exato do vazamento.

Em banheiros comuns, é possível encontrar o vazamento em questão de minutos, seja no piso ou nas paredes.

Com o equipamento, o técnico vai acompanhando o encanamento ouvindo os sons da parede e do solo. Interpretando esses sons é possível encontrar o vazamento com precisão máxima. Após encontrar o ponto do vazamento, é removido apenas os pisos e revestimentos necessários para abrir espaço para o reparo.

Essa técnica é mais utilizada em sistemas onde a água limpa passa. Na falta de pressão para ouvir o vazamento, é possível pressurizar o encanamento com ar comprimido.

Este é um método prático para a maioria dos vazamentos mais simples. Porém, existe também a possibilidade de vídeo inspeção para diagnósticos mais precisos em sistemas mais complexos.

Vídeo inspeção para encontrar vazamentos no piso

Em alguns sistemas, principalmente em apartamentos onde é necessário um diagnóstico mais completo e muitas vezes com laudo (devido a problemas que podem ocorrer) a vídeo inspeção é uma das melhores opções.

Com uma câmera presa a uma haste flexível, o técnico pode inspecionar toda a tubulação. Essa técnica é especialmente utilizada em canos de esgoto ou não é possível realizar a pressurização do encanamento. Apesar de ser um procedimento relativamente caro, vale a pena pela precisão e credibilidade.

Esgotecnica caça vazamento

Para garantir o melhor serviço de caça vazamento de São Paulo, chame a Esgotecnica para resolver o problema! Com os melhores equipamentos e os melhores profissionais da região, trazemos a solução definitiva para vazamentos.

Não passe raiva com problemas de encanamento, chame a Esgotecnica!