Dentro de uma residência poucos perigos são piores que um vazamento de gás. Seja um vazamento em sistema encanado ou então no próprio botijão de gás. Aplicação de Resina em Tubulação de Gás para restauração.
O gás usado em residências é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ele possui várias vantagens, desde menor emissão de gases até uma boa proporção de calor. Ele também não é tóxico e, portanto, não causa problemas por intoxicação.
Mesmo assim, apesar de não ser tóxico, ele pode causar asfixia por substituir o oxigênio que a pessoa respiraria. Além desse risco, temos também a possibilidade de ignição e explosão do gás. Esse é um tipo de tragédia que não é tão incomum.
A Caça Vazamento Esgotecnica está sempre trazendo para seus clientes esclarecimentos e dicas sobre esse importante assunto, afinal entendemos a gravidade de acidentes envolvendo esses gases.
Para garantir a segurança completa de todos que procuram nossos serviços, estamos sempre atualizando equipamentos e treinamentos. Assim, oferecemos a melhor detecção de vazamento de gás em São Paulo, Litoral e região.
Com isso em mente, vamos continuar a falar mais sobre o vazamento de gás.
Vazamento de gás – O que fazer?
Naturalmente o gás de cozinha não tem cheiro nenhum, nem cor. Porém, durante a produção, é colocado um químico com base de enxofre para dar o cheiro característico de gás. Isso é feito para possibilitar a detecção.
O cheiro é bem forte, por isso é fácil de perceber, mesmo em pequenas quantidades. Ao sentir o cheiro, a primeira coisa que você precisa fazer é ventilar todo o ambiente.
Importante! Não acenda nenhum equipamento elétrico. O procedimento correto a ser seguido ao notar um vazamento de gás é:
- Não acender nenhuma lâmpada ou interruptor;
- Não ligar celulares;
- Não ligar ventiladores;
- Feche imediatamente a válvula de abertura;
- Abra todas as portas e janelas do ambiente.
É recomendável você esperar até que o ar circule bem dentro do ambiente para começar a procurar pelo ponto do vazamento.
Seguindo esses procedimentos, você evita acidentes ligados à ignição e explosão do acúmulo de gás, além de também acabar com o risco de asfixia. É fundamental que você siga todas essas recomendações antes de prosseguir com qualquer teste.
Como encontrar um vazamento de gás
O vazamento de gás pode ser encontrado de forma caseira e de um jeito em simples, usando uma bucha, detergente e água. Misture a água no detergente para que fique com uma boa espuma.
Passe a bucha ou uma esponja (até mesmo a mão pode ser bem útil nesses casos) pela mangueira do gás (ou cano, nos sistemas encanados) e pela válvula. O vazamento de gás vai causar bolhas na espuma, revelando a posição do vazamento.
Mangueiras e válvulas com vazamentos precisam ser trocadas completamente. Sistemas de gás encanado podem ser reparados com solda. Porém, o reparo deve sempre ser feito por uma equipe profissional.
O reparo de vazamento de gás precisa ser feito com muita atenção e com equipamentos e técnicas profissionais.
O risco oferecido por esse tipo de defeito é muito grande para não ser lidado da maneira correta.
Além da cozinha – Outros pontos de vazamento de gás
O GLP não é usado apenas na cozinha, ele também está presente nos aquecedores a gás, objetos cada vez mais comuns em regiões frias.
Esses aquecedores utilizam o GLP e geralmente são usados para esquentar a água do banho. Nesse caso, temos dois riscos, o primeiro e no vazamento de gás que pode causar explosões e incêndios e o segundo (mais comum) é o vazamento de monóxido de carbono.
O monóxido de carbono é um dos principais resultados da queima do GLP. Porém, diferente do gás em si, ele é altamente tóxico, incolor e sem cheiro. Nos aquecedores a gás, o Monóxido de Carbono (CO), é direcionado para fora do ambiente com o uso de uma chaminé ou exaustor.
O vazamento nessa peça importante, ou até mesmo a falta dela, pode causar ocorrências fatais de asfixia e intoxicação por monóxido de carbono.
Esse gás é imperceptível, porém, quando seguidas as normas de instalação e manutenção, o risco é completamente mitigado.
Dicas para evitar problemas com vazamento de gás
Para evitar o vazamento de gás é importante que você siga as recomendações dos fabricantes. Entre essas recomendações está sempre trocar a mangueira de gás dentro do prazo de validade, assim como a válvula.
Nunca passe a mangueira por trás do fogão, afinal, isso pode danificar o material e acabar causando vazamentos por causa do calor.
Nunca realize a instalação e a manutenção de equipamentos que utilizam gás de forma caseira. Para evitar vazamento de gás e os riscos que apresentamos aqui, sempre conte com profissionais.
Outra dica importante é sempre deixar os equipamentos que utilizam gás em uma área bem arejada e ventilada. Até mesmo o fogão deve ficar próximo de janelas e portas abertas.
Conte com a Caça Vazamento Esgotecnica!
A Esgotecnica tem mais de 20 anos no mercado, especializada na detecção de vazamentos de gás. Contamos com profissionais altamente treinados e os melhores equipamentos.
Fique seguro, conte com a Caça Vazamento Esgotecnica!