Suspeita de Vazamento de Gás

05 ago. 19

Suspeita de vazamento de gás? Veja o que fazer

Dentro de uma residência poucos perigos são piores que um vazamento de gás. Seja um vazamento em sistema encanado ou então no próprio botijão de gás.

O gás usado em residências é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ele possui várias vantagens, desde menor emissão de gases até uma boa proporção de calor. Ele também não é tóxico e, portanto, não causa problemas por intoxicação.

Mesmo assim, apesar de não ser tóxico, ele pode causar asfixia por substituir o oxigênio que a pessoa respiraria. Além desse risco, temos também a possibilidade de ignição e explosão do gás. Esse é um tipo de tragédia que não é tão incomum.

A Caça Vazamentos Esgotecnica está sempre trazendo para seus clientes esclarecimentos e dicas sobre esse importante assunto, afinal entendemos a gravidade de acidentes envolvendo esses gases.

Para garantir a segurança completa de todos que procuram nossos serviços, estamos sempre atualizando equipamentos e treinamentos. Assim, oferecemos a melhor detecção de vazamento de gás em São Paulo, Litoral e região.

Com isso em mente, vamos continuar a falar mais sobre o vazamento de gás.

Vazamento de gás – O que fazer?

Naturalmente o gás de cozinha não tem cheiro nenhum, nem cor. Porém, durante a produção, é colocado um químico com base de enxofre para dar o cheiro característico de gás. Isso é feito para possibilitar a detecção.

O cheiro é bem forte, por isso é fácil de perceber, mesmo em pequenas quantidades. Ao sentir o cheiro, a primeira coisa que você precisa fazer é ventilar todo o ambiente.

Importante! Não acenda nenhum equipamento elétrico. O procedimento correto a ser seguido ao notar um vazamento de gás é:

  • Não acender nenhuma lâmpada ou interruptor;
  • Não ligar celulares;
  • Não ligar ventiladores;
  • Feche imediatamente a válvula de abertura;
  • Abra todas as portas e janelas do ambiente.

É recomendável você esperar até que o ar circule bem dentro do ambiente para começar a procurar pelo ponto do vazamento.

Seguindo esses procedimentos, você evita acidentes ligados à ignição e explosão do acúmulo de gás, além de também acabar com o risco de asfixia. É fundamental que você siga todas essas recomendações antes de prosseguir com qualquer teste.

Como encontrar um vazamento de gás

O vazamento de gás pode ser encontrado de forma caseira e de um jeito em simples, usando uma bucha, detergente e água. Misture a água no detergente para que fique com uma boa espuma.

Passe a bucha ou uma esponja (até mesmo a mão pode ser bem útil nesses casos) pela mangueira do gás (ou cano, nos sistemas encanados) e pela válvula. O vazamento de gás vai causar bolhas na espuma, revelando a posição do vazamento.

Mangueiras e válvulas com vazamentos precisam ser trocadas completamente. Sistemas de gás encanado podem ser reparados com solda. Porém, o reparo deve sempre ser feito por uma equipe profissional.

O reparo de vazamento de gás precisa ser feito com muita atenção e com equipamentos e técnicas profissionais.

O risco oferecido por esse tipo de defeito é muito grande para não ser lidado da maneira correta.

Além da cozinha – Outros pontos de vazamento de gás

O GLP não é usado apenas na cozinha, ele também está presente nos aquecedores a gás, objetos cada vez mais comuns em regiões frias.

Esses aquecedores utilizam o GLP e geralmente são usados para esquentar a água do banho. Nesse caso, temos dois riscos, o primeiro e no vazamento de gás que pode causar explosões e incêndios e o segundo (mais comum) é o vazamento de monóxido de carbono.

O monóxido de carbono é um dos principais resultados da queima do GLP. Porém, diferente do gás em si, ele é altamente tóxico, incolor e sem cheiro. Nos aquecedores a gás, o Monóxido de Carbono (CO), é direcionado para fora do ambiente com o uso de uma chaminé ou exaustor.

O vazamento nessa peça importante, ou até mesmo a falta dela, pode causar ocorrências fatais de asfixia e intoxicação por monóxido de carbono.

Esse gás é imperceptível, porém, quando seguidas as normas de instalação e manutenção, o risco é completamente mitigado.

Dicas para evitar problemas com vazamento de gás

Para evitar o vazamento de gás é importante que você siga as recomendações dos fabricantes. Entre essas recomendações está sempre trocar a mangueira de gás dentro do prazo de validade, assim como a válvula.

Nunca passe a mangueira por trás do fogão, afinal, isso pode danificar o material e acabar causando vazamentos por causa do calor.

Nunca realize a instalação e a manutenção de equipamentos que utilizam gás de forma caseira. Para evitar vazamento de gás e os riscos que apresentamos aqui, sempre conte com profissionais.

Outra dica importante é sempre deixar os equipamentos que utilizam gás em uma área bem arejada e ventilada. Até mesmo o fogão deve ficar próximo de janelas e portas abertas.

Conte com a Caça Vazamento Esgotecnica!

A Esgotecnica tem mais de 20 anos no mercado, especializada na detecção de vazamentos de gás. Contamos com profissionais altamente treinandos e os melhores equipamentos.

Fique seguro, conte com a Caça Vazamento Esgotecnica!