O sistema usado de transporte de gás natural até a sua casa chama-se tubulação de gás. Ele é formado por ramais, que vão chegar até os aparelhos individuais. Linhas ramificadas levam aos tubos verticais que descem até o mecanismo principal de distribuição. É muito importante saber qual a melhor tubulação para gás, pois existem vários tipos de materiais diferentes utilizados na confecção de encanamentos.
Principais tipos de tubulação
Os materiais mais usados em edifícios são o aço, ferro preto, cobre, polietileno de alta densidade (HDPE) e cloreto de polivinila (PVC), às vezes misturados a conexões de ferro ou aço galvanizado. Todos os aparelhos conectados a gás devem ter uma válvula de fechamento próxima a eles. Tubos instalados fora do edifício são geralmente fabricados em polietileno.
É preciso antes de qualquer instalação, verificar junto à concessionária o que é permitido, onde instalar e quais os requisitos necessários. Tudo isso pode ser informado por profissionais experientes.
Qual a melhor tubulação para gás?
O ferro preto se tornou o mais indicado tanto em interiores como também em exteriores. Ele é resistente ao calor e faz uma vedação hermética. Mas uma desvantagem é que pode corroer e se deteriorar com o tempo. Nesse caso, é necessária uma rotina de manutenção.
Já em linhas externas subterrâneas, o PVC funciona melhor, porque é mais durável e resistente à corrosão. São baratos, porém dependendo da edificação, não é permitido, pois está sujeito a quebras durante o processo de instalação.
Como cuidar dos tubos de gás
Os sistemas de gás são bastante eficazes e seguros, porém, conhecendo informações básicas sobre eles, é possível garantir uma boa condição da tubulação. Além disso, poderá igualmente reduzir a necessidade de trocas e reparos futuros. Observe a melhor maneira de se precaver, antes do prejuízo:
- Conheça a instalação – é preciso estar ciente de onde desligar o gás em caso de suspeita de vazamento ou outro problema qualquer. Geralmente, basta fechar as torneiras de aparelhos de gás.
- Inspeções visuais regulares – verifique o estado dos tubos fixos e flexíveis, prestando especial atenção aos encaixes. Este tipo de trabalho é mais seguro se for feito por um profissional.
- Desligue o sistema de gás quando se ausentar – se for passar semanas ou meses fora, o ideal é desligar o fornecimento de gás, por segurança. Quando voltar, antes de abrir a válvula, confirme se todos os equipamentos de gás estão desligados.
Conta de gás mais alta do que o normal
Um aumento inesperado na conta de gás pode ser sinal de escape, encanamento muito velho ou instalação feita recentemente, especialmente no banheiro ou na cozinha. Mesmo conhecendo qual a melhor tubulação para gás, fique atento a alguns problemas mais frequentes:
- ferrugem
- conexões inadequadas
- tubulação em chaminés ou sistema de dutos
- válvula de fechamento ausente
- materiais impróprios
- vazamentos
Deixe quem entende cuidar de você
A Caça Vazamento SP é o que há de melhor na resolução de problemas com vazamentos de gás. Empresa reconhecida como líder especialista em apontar qual a melhor tubulação para gás, possuímos um corpo técnico especializado, que utiliza equipamentos de última geração.
Atuamos em casas, apartamentos, condomínios e empresas, na detecção de vazamentos aparentes e subterrâneos, 24 horas, durante toda a semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
Em caso de suspeita ou emergência com gás, procure a Caça Vazamentos de gás em SP imediatamente. A demora pode colocar em risco a sua vida, a de sua família, dos colaboradores e clientes.
Ligue e peça uma visita ao seu imóvel. Atendemos todo o estado de São Paulo, com serviço de qualidade e eficiente, preço justo e facilidade de pagamento!