Piscina Vazando

23 maio. 19

Piscina vazando: como detectar o vazamento e consertar

Em um país quente como o Brasil, principalmente durante o verão, é mais do que excelente ter uma piscina em casa. Com uma piscina é possível garantir dias mais refrescantes, bastante diversão para as crianças e para toda a família. Porém, quando temos problemas com a piscina vazando, temos várias dores de cabeça.

Infelizmente, uma piscina vazando é um problema difícil de ser diagnosticado, considerando que geralmente piscinas são projetos grandes e o vazamento pode ser muito pequeno, o que complica bastante na hora de procurar o vazamento de água nesse tipo de estrutura.

A Esgotecnica conta com procedimentos profissionais e precisos para conseguir determinar onde está o vazamento e para ajudar nossos clientes e leitores do blog, estamos trazendo um artigo mostrando algumas das maneiras em que vazamentos são identificados e consertados.

Piscina vazando – Como identificar o problema

A primeira parte da identificação é fácil, já que não é tão difícil notar que o nível de água está diminuindo. Em alguns casos, mesmo com vazamentos pequenos, é possível que a piscina perca mais de 5 mil litros de água por dia. Ou seja, logo os proprietários notam que a piscina está sempre esvaziando.

O problema está em como encontrar o ponto exato do vazamento depois que você notar que a água está diminuindo. Na maioria das vezes, os vazamentos podem estar no encanamento da piscina e no sistema de filtro, outras vezes podem ser microvazamentos entre os azulejos.

Em todas essas condições, existem dicas que podem indicar qual é a natureza do problema e a área geral em que o vazamento é encontrado. Algumas dicas gerais que você pode se atentar no caso das piscinas de azulejo, são:

  • Nível em que a água chega – Um vazamento pode acontecer em qualquer altura da piscina, sendo geralmente mais comuns nas paredes e todas as quinas. Um jeito de mapear onde o problema está é observar até onde a água desce. Se a água esvazia até um certo ponto e depois para de descer, você sabe que o vazamento está naquela altura e pode começar a busca a partir dessa informação.
  • Fique de olho na sujeira da piscina – A sujeira da piscina costuma ficar presa em frestas e em detalhes. Porém, se houver um vazamento, com a sucção há uma tendência de a sujeira grudar mais em um determinado local do que em outro.

Com essas duas dicas visuais é possível começar a tentar achar o local específico do problema que está deixando a piscina vazando.

Testando com corante

Uma vez que você consiga achar por alto onde está o vazamento, é possível realizar um teste para descobrir o ponto exato do vazamento. Basta colocar um pouco de corante em uma seringa, ou até mesmo um suco de cor forte (dê preferência a cores vermelhas, verdes ou roxas, para facilitar o contraste).

Com a seringa, jogue um pouco de corante próximo de onde você desconfia que esteja o vazamento e observe se a solução é aspirada para qualquer ponto da piscina. Como esses vazamentos são bem pequenos, é preciso prestar bastante atenção para encontrar o problema.

Canos e tubulações

Uma piscina vazando também pode ser sinal na tubulação ou então em qualquer outra parte do sistema de filtragem e sucção. Para esse tipo de defeito, o teste também pode ser realizado com o corante, como ensinamos logo acima. Porém, basta jogar a solução nos ralos e nos bocais com a bomba desligada, caso o corante entre para dentro do cano, há o vazamento em algum ponto.

Nesses casos é bem mais difícil de identificar o ponto exato de forma caseira, é possível apenas saber que está dentro da tubulação.

Piscinas de vinil, fibra e outros materiais

Essas piscinas possuem vazamento quando parte é quebrado ou furada. É necessário bastante atenção, porém, usando as duas dicas visuais e o teste com o corante, é possível encontrar o vazamento.

Como consertar piscina vazando?

Uma vez que você tenha descoberto o problema que está deixando a piscina vazando, é essencial chegar a uma solução, já que esse vazamento pode custar muito caro no futuro em relação às contas de água.

O conserto vai depender exclusivamente do problema. Em microvazamentos em piscinas de alvenaria, é possível usar solda química de diferentes marcas em um tratamento contínuo para conseguir vedar todos os vazamentos. Também é possível revestir toda a alvenaria com vinil para estancar o vazamento.

Já no caso das tubulações, é preciso encontrar o ponto exato do vazamento e realizar a troca ou emenda o cano.

Para realizar essas atividades, o melhor a se fazer é chamar a Esgotecnica Caça Vazamento. Contamos com os melhores equipamentos, profissionais e práticas para garantir um serviço de caça vazamento eficiente e com alta precisão, para oferecer a melhor solução para o reparo o defeito e conserto do vazamento em piscinas!