05 dez. 14

O que devo fazer se desconfiar de vazamentos domésticos

Poucas pessoas estão preparadas para alguns tipos de acidentes domésticos, principalmente os vazamentos domésticos que são pouco lembrados. Geralmente o vazamento demora a ser notado e depois, com o tempo que você vai levar para descobrir como resolver o assunto, o problema pode aumentar. Isso sem falar em soluções improvisadas, copiadas ou inspiradas nos vizinhos e conhecidos, que podem colocar a casa e seus moradores em riscos. Também há os problemas que podem aparecer a longo: como no caso do vazamento de água quando ela penetra nas superfícies das paredes, teto ou chão e vão deteriorando a casa. Para evitar mais confusões, saiba o que fazer se desconfiar de vazamentos domésticos.

O que fazer no caso de vazamentos de água

Quando o vazamento doméstico é de água, é bom correr para achar uma solução sem demora. Esse problema pode sair bem caro caso continue. Para se ter uma ideia, uma torneira que fica gotejando por conta de um vazamento durante um mês desperdiça 1,4 mil metros cúbicos de água. E o pagamento sairá do seu bolso até que o problema esteja resolvido. Para tentar contornar isso você pode registrar o vazamento, tirando fotos e organizando as contas dos meses anteriores. Entre em contato com a empresa fornecedora de água para saber o que pode ser feito e onde pode apresentar seus argumentos.

O próximo passo é você chamar um encanador ou uma empresa especializada em caça vazamento. A vantagem desta última é que ela trabalha com técnicos especializados em detectar onde está o início do vazamento. Seus profissionais também são mais capazes de resolver o problema com menos interferências possíveis na residência. Isso significa menos paredes e azulejos quebrados. Mas não demore a fazer isso pois a água que vaza penetra nas superfícies – tetos, paredes, chão e até moves – e podem danificá-las.

O que fazer no caso de vazamento de gás

Quando você desconfia de vazamento de gás, os cuidados devem ser redobrados pois o perigo é maior e sua vida estará correndo risco. Quando isso ocorre, qualquer atividade que use a eletricidade, como ligar as luzes ou ligar algum eletrodoméstico, pode provocar uma pequena faísca que por sua vez pode causar uma explosão por conta do gás acumulado.  Por isso, cuidado com os seus atos. O gás vazado é altamente combustível e também pode entrar em contato com outras substâncias químicas do local e isso causar danos inesperados. Sempre que desconfiar de cheiros ou vazamentos, peça ajuda logo. E retire pessoas e animais domésticos de casa para garantir sua segurança.

Chame imediatamente uma empresa que preste serviço de detecção de vazamento de gás. Os técnicos dessas empresas possuem equipamentos para vazamentos de gás e irão vistoriar a residência para confirmar o problema. Eles também serão capazes de resolver os problemas interferindo de forma mínima na estrutura de sua casa e sem colocar você ou sua família em risco. Tentar resolver esse tipo de problema de forma leiga e improvisada pode causar danos irreversíveis e caros. Agora que você já sabe o que deve fazer se desconfiar de um vazamento doméstico, fique atento para não ter maiores problemas.