Mofo: o que é, riscos à saúde, como evitar e removê-lo com segurança. O que é uma infiltração de parede ou laje.

29 jan. 23

Mofo: o que é, riscos à saúde, como evitar e removê-lo com segurança

Apesar de ser uma situação comum em muitas residências, o mofo e umidade em casa é um problema mais sério do que se pensa. Saiba o que é mofo, conheça os riscos aos quais esses fungos nos sujeitam e descubra como evitar e removê-los com segurança de sua residência.

Mofo: o que é

Mofo ou bolor. Independentemente do termo que você utiliza, se trata da mesma coisa: fungos se proliferando e se alimentando, enquanto decompõem qualquer material orgânico que encontram.

O mofo não é apenas uma mancha de umidade na parede, por exemplo, mas sim uma colônia de seres vivos microscópicos, se reproduzindo em condições favoráveis (umidade e calor).

De onde saem os fungos?

Existentes a milhões de anos, esses seres vivos estão em tudo, assim como as bactérias que se encontram em nosso corpo. No caso do mofo, a gente está vendo uma quantidade absurda de fungos juntos, uma mega família que continuará a crescer enquanto estiver naquele ambiente úmido e quente (pouco arejado).

Mofo é perigoso para a saúde?

Mais do que você pode pensar e o grau de gravidade vai depender da exposição e do tipo de fungo com o qual se está lidando.

Mofo ou bolor: riscos à saúde e como evitar e removê-lo com segurança

Visto do microscópio, o mofo dentro do armário, atrás do guarda-roupas, na base da parede ou em qualquer outra área de uma residência possui esporos (sementinhas microscópicas), que podem entrar no corpo humano das seguintes formas:

  • contato físico (absorção pela pele)
  • ingestão
  • inalação

Uma vez que isso aconteça, a pessoa exposta ao mofo pode ter alergias, problemas digestivos e respiratórios.

Como evitar superfícies mofadas

Agora que a gente já sabe o que é mofo e como surge o bolor, finalmente você pode tomar as providências necessárias para evitar que o problema ocorra em sua casa.

Se a causa do mofo é a umidade e o calor juntos, então seguem algumas dicas:

  • mantenha sua casa arejada, abrindo portas e janelas para que o ar circule
  • em relação aos móveis, abra portas e deixe dar uma arejada
  • não deixe armários e guarda-roupas em contato com a parede
  • esfregue as paredes do banheiro e deixe a janela aberta
  • pesquise sobre impermeabilizantes e utilize-os conforme recomendação de um profissional
  • certifique-se de que não existem vazamentos de água no imóvel

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para manter todos os cômodos mais secos e frescos, evitando que as janelas fiquem fechadas durante o dia.

Como remover mofo de forma segura

O ideal é que você conte com o suporte de profissionais na hora de acabar com o mofo ou bolor do seu apartamento ou casa, assim você não se coloca sob os riscos que esses fungos trazem.

Antes de remover o mofo, não deixe de usar EPI’s: máscara, óculos de proteção e luvas. Lembre-se, você está lidando com seres vivos nocivos à saúde.

  • Remova o mofo de dentro dos móveis utilizando detergente e um pano, secando completamente o local após a remoção dos fungos.
  • Existem produtos antimofo que você pode usar durante a limpeza.
  • Após remover o mofo, jogue o pano utilizado em um saco plástico, que deve ser lacrado e descartado em seguida.
  • Finalizando o serviço, lave suas roupas imediatamente e separadamente.

Espalhar bicarbonato de sódio na área mofada em que foi feita a limpeza pode ajudar a evitar que o bolor volte a aparecer.