05 abr. 19

Minha conta de água veio muito alta: O que fazer

Não é incomum acontecer da conta de água chegar alta demais em um determinado mês. Isso pode ser um fenômeno imediato, com um aumento rápido de um mês para outro ou então um aumento constante, que vai escalando aos poucos. Em todos os casos, geralmente há um grande responsável pela conta de água muito alta: O vazamento.

Para auxiliar nossos clientes, a Esgotecnica elaborou este conteúdo para ajudar a resolver problemas ligados ao aumento de contas.

Os vazamentos são inimigos invisíveis da economia, difíceis de serem detectados e que muitas vezes podem prejudicar bastante o orçamento de uma residência. Um vazamento, mesmo que pequeno, pode causar centenas de reais em prejuízo no final do mês, dependendo a gravidade do dano no encanamento, o prejuízo pode chegar na casa dos milhares.

Sem contar que, além de desperdiçar dinheiro, o vazamento também desperdiça água, que é um recurso cada vez mais valioso e que, como aconteceu em 2014 em São Paulo, pode acabar faltando a qualquer momento.

Um dos primeiros sinais de um vazamento é justamente um aumento repentino ou constante nas contas, mesmo com os hábitos em relação ao consumo da residência sendo exatamente o mesmo de sempre. Caso você não tenha aumentando o consumo de água da residência de qualquer maneira, mas a conta continua aumentando, podemos automaticamente assumir um vazamento.

Conta de água muito alta: De quem é a culpa?

Quando alguém recebe uma conta de água repentinamente alta, a primeira coisa que pensamos é que a culpa pode ser da empresa de abastecimento. Mas nem sempre é assim. Primeiro precisamos entender quando é responsabilidade do morador e quando é responsabilidade da empresa ou prefeitura.

Segundo o que é determinado pelas normas comuns, essa responsabilidade é determinada pelo local onde o vazamento é encontrado.

O consumo de água é determinado a partir do que passa pelo cavalete onde fica o registro. Esse registro marca os metros cúbicos de água utilizados, determinando o quanto vai ser gasto. É responsabilidade da prefeitura ou empresa de saneamento básico caso o defeito esteja nesse cavalete, o que é a minoria dos casos.

Vazamentos da rua até o cavalete não afetam o consumo de residência, pelo menos em teoria. Já a área do “cavalete para frente”, que está dentro da residência fica de total responsabilidade do morador.

Segundo o a prática comum. O dono da residência é responsável por encontrar e concertar esses vazamentos e por isso o aumento da conta tem que ser arcado pelo morador.

É preciso encontrar o vazamento

Ao notar um aumento da conta de água, a primeira coisa a se fazer é buscar por um possível vazamento. Esse vazamento pode estar em diferentes pontos, desde o mais simples, que é o vazamento em vasos sanitários ou torneiras ou então os mais complexos, como vazamentos em canos localizados no solo ou nas paredes.

Existem diferentes opções para encontrar vazamentos em residências. Porém, quando é para casos como esse, recomendamos uma empresa profissional.

Além do serviço de caça-vazamentos realizado por empresas ser mais rápido e mais preciso, também é importante ter a possibilidade de ter um laudo do problema. Caso não haja nenhum vazamento dentro da propriedade, com o laudo é possível contestar a conta.

É possível contestar a conta?

Como dissemos, não há como contestar a conta caso o vazamento comprovado esteja dentro da responsabilidade do morador. O que pode ser feito é uma negociação do valor, o que muitas empresas permitem.

A contestação pode ser feita apenas se não for detectado nenhum vazamento e a conta continua a vir com valores altos ou ainda está aumentando. Com o laudo constando que não há vazamentos na propriedade, o morador deve notificar a empresa de abastecimento que existe algum problema por parte deles.

A empresa deve então realizar uma revisão e averiguar o problema. Segundo recomendações do Procon de São Paulo, quando for notificar a empresa, o ideal é apresentar as últimas contas pagas e exigir um protocolo de atendimento.

Se a empresa não resolver a situação da conta de água com preço abusivo, o próximo passo é entrar com uma ação judicial.

Conte com a ajuda da Esgotecnica

A Esgotecnica conta com uma equipe profissional treinada e com os melhores equipamentos para garantir um serviço de caça-vazamentos rápido, preciso e completamente seguro. Ao notar que a sua conta de luz está muito alta, entre em contato com a gente que realizados a busca pelo vazamento, potencialmente te ajudando a economizar muito no fim do mês.

Utilizamos equipamentos modernos de caça-vazamento através de sinais sonoros, conhecidos como geofone. Eles evitam o quebra-quebra desnecessário e oferecem uma precisão excelente, encontrando o ponto exato do vazamento.

Os vazamentos são problemas graves e que precisam de diagnóstico e correção o mais rápido possível. Por isso estamos prontos para atender nossos clientes 24h por dia e todos os dias da semana!