21 out. 15

Descubra vazamentos na sua tubulação e economize na crise

A conta de água já passou por vários reajustes em maior parte dos estados do País. E como se não bastasse a conta ficar mais cara, nós vivemos em um momento de instabilidade política e crise econômica. As contas apertam no fim do mês e precisamos nos virar para pagar tudo. Mas você sabia que é possível economizar um dinheiro durante a crise procurando vazamentos na tubulação?

Os vazamentos são responsáveis pelo aumento da conta de água de muitas casas e empresas que não fazem manutenção e vistoria periódica em suas tubulações. Com isso, pequenos vazamentos surgem nos canos que alimentam a casa e a conta sobe.

Se você perceber um aumento repentino de consumo em sua conta de água sem ter mudança na rotina da casa ou empresa, está na hora de fazer testes para saber está vazando água. Se sua conta for muito alta, vale a pena fazer os testes também.

Muitas empresas e casas conseguem cortar a conta de água pela metade eliminando os vazamentos e adotando medidas para evitar o consumo desenfreado. Ou seja, detectar vazamentos e prestar atenção na conta de água pode ser uma excelente dica para economizar em tempos de crise e respirar um pouco mais aliviado ao fim do mês.

Como saber se tem vazamentos?

Existem diferentes formas de caseira para detectar vazamentos e economizar dinheiro na conta de água, mas vamos ensinar as duas mais simples e eficientes. Uma delas funciona para encanamento com água da rua e a outra para água da caixa.

Antes de tudo, você precisa desligar o abastecimento de água da sua casa direto no relógio. Certifique-se que desligou certo e que o relógio de água não está girando. Não se esqueça de fechar todas as torneiras e desligar todos os equipamentos e eletrodomésticos que utilizem água.

Após fazer isso, coloque um copo cheio de água em uma torneira que seja abastecida diretamente pela fornecedora, conhecida como torneira com “água da rua”. Se a torneira puxar a água do copo, é sinal que tem um vazamento em algum lugar e a pressão da tubulação puxou a água do copo.

Para saber se tem vazamento nos canos alimentados pela caixa d’água, faça uma marcação na altura da boia e verifique a altura uma hora depois. Se o nível tiver baixado, é sinal que existe um vazamento.

Como encontrar vazamentos pode ajudar?

Encontrar e reparar esses vazamentos ajuda na atual crise hídrica que estamos vivendo em diversos estados brasileiros e ainda faz com que economizemos um dinheiro em meio à crise econômica brasileira. Por isso, é essencial que, além de descobri se existe vazamento, encontrar onde eles estão ocorrendo.

Outro ponto importante é que os vazamentos podem trazer problemas estruturais à casa. Se isso acontecer, será preciso muito mais dinheiro para a reforma, sem contar o risco para quem mora.

Com a tecnologia atual, detectar vazamentos é muitos mais simples e prático. Foi-se o tempo que precisava quebrar toda a parede para encontrar o problema. Os técnicos da Caça Vazamento fazem detecção através de modernos equipamentos como o Geofone Eletrônico Ultra Som, o Correlacionador de ruídos, equipamentos de vídeo inspeção e o termovisor. Dessa forma, é possível encontrar todos os vazamentos com seus focos e quebrar apenas onde é preciso reformar.