16 jan. 15

Como os vazamentos ocultos podem ser detectados?

Os vazamentos são mais comuns do que pensamos, mas não são tão normais quanto parecem. Eles trazem danos às estruturas da casa, aumentam a conta de água e criam um grande risco à natureza, principalmente nestes tempos de crises hídricas. Alguns deles não estão visíveis e são vazamentos ocultos que podem ser detectados com alguns testes.

Se você percebeu um aumento de conta, sem ter mudado a rotina de consumo, ou está pensando em economizar na água, é possível realizar alguns testes simples para saber se o imóvel tem vazamentos ocultos.

É importante lembrar que esses testes não mostrarão onde está acontecendo o problema, mas ajuda a verificar se tem algum problema antes de desembolsar um dinheiro para procurar por vazamentos ocultos. A inspeção para conhecer a fonte do problema só pode ser feita por um profissional.

Faça estes testes em casa e descubra se tem água saindo dos canos:

  • Água da rua: Abra todos os registros do imóvel, desligue todos os aparelhos que usam água e feche todas as torneiras. Vá até o relógio de água e marque a posição do hidrômetro. Fique uma hora sem utilizar água e veja a posição novamente. Se tiver mudança, algum cano que traz água da rua está com vazamento.
  • Torneiras: Nas torneiras alimentadas diretamente pela rede da cidade, feche o registro e abra a torneira até sair toda a água. Assim que parar de sair, coloque um copo com um pouco de água na ponta da torneira. Se ela for sugada, existe um vazamento oculto.
  • Caixa d’água: Faça o mesmo processo do teste para verificar vazamentos em água da rua, mas, ao invés de marcar o hidrômetro, marque o nível da água na própria caixa. Depois de uma hora, veja onde está o nível. Ela não pode baixar, se isto acontecer, chame um técnico.
  • Vaso sanitário: Jogue algo bem leve, como cinzas, no fundo do vaso sanitário. Se ficar parado, está normal, mas, se ele sair, existe um vazamento.

Estes processos são bem simples para perceber se há algum vazamento na tubulação de sua casa, mas são certeiros. Se você ficar na dúvida, chame o profissional que localiza vazamentos ocultos.

Se for confirmado que a água está saindo pela tubulação do imóvel, o profissional também te auxiliará na melhor forma de fazer o reparo.

Multa para aumento de consumo

A manutenção do sistema de abastecimento de água fica ainda mais importante neste ano que está começando. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo anunciou a multa para pessoas que aumentarem o consumo de água em comparação com o período de fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

Essa é uma das principais estratégias da companhia para evitar o desperdício em meio à forte crise hídrica que tem atingido todo o estado, mas pode ficar bem pesado no bolso em casos de vazamento.

A taxa cobrada será de 40% a mais para quem consumir até 20% que no período anterior estipulado e de 100% para quem consumir acima dos 20%. Essa multa será em cima apenas do valor da água, que equivale à metade da conta. O esgoto não entra neste cálculo.

Com essas novidades na conta de água, é bom redobrar atenção com os vazamentos ocultos.

A Caça Vazamento conta também com tecnologias de última geração para detecção de vazamentos de água e gás, como o Geofone, o Correlacionador de Ruídos e a Vídeo-Inspeção.