22 jun. 17

Como contestar conta de água alta por motivo de vazamento

Muitas vezes notamos que a conta de água está muito alta e temos a certeza de que não chegamos nem perto de gastar aquilo tudo que está sendo cobrado.

Na grande maioria das vezes em que isso acontece o grande culpado é um vazamento que não percebemos antes da hora.

Mas depois do problema detectado e da conta extremamente alta, o que fazer?

Assim como contas de luz, internet e telefone é possível fazer a contestação da cobrança, caso ache que ela não condiz com a realidade.

A contestação nada mais é o que alertar a empresa de abastecimento de água de que, a cobrança está “errada” e ela irá verificar quais problemas estão ocorrendo e irão realizar outra cobrança, dessa vez com o valor correto.

Também é possível fazer contestação em caso de contas de água.

É possível contestar conta de água?

Sim, é possível realizar a contestação parcial, aonde não houve a utilização da rede de esgoto.

Como todos sabem a responsabilidade pelo abastecimento de água de uma empresa é dividido de forma bem simples:

Qualquer ruptura ou vazamento que acontece do cavalete (registro) para a rua é de total responsabilidade da empresa de abastecimento de água.

Esses vazamentos afetam principalmente ruas e áreas abertas, mas dificilmente alteram o valor da conta de uma residência.

Já do cavalete para dentro da casa a responsabilidade é única e exclusivamente do morador da casa.

Ou seja, qualquer problema no encanamento ou vazamento deve ser detectado e resolvido pelo morador.

A grande maioria das empresas de abastaecimento de água, se não todas, nem ao menos permite que seus funcionários verifiquem canos do cavalete para frente.

Como é de entendimento legal que o morador fica responsável pelo encanamento de sua residência a empresa de água não pode se responsabilizar pelo que acontece nesse sistema.

Sendo assim, se o vazamento de água aconteceu do cavalete para dentro, mesmo se o valor for muito excedente, o morador não pode realizar a contestação e deverá pagar o valor integral da conta? Não é bem assim não! Existe a questão da não utilização da rede de esgoto em caso de vazamento subterrâneo aonde a água vazou na terra e não foi para o esgoto. Então, existe a possibilidade de pleitear o desconto do não uso da rede de esgoto em relação a média do volume de água que vazou na terra.

A contestação só pode ser feita se houver vazamentos na rede subterrânea de abastecimento da casa ou se o problema for detectado do cavalete para a rua (o que raramente é o caso).

Até mesmo em caso de registro com defeito o morador ainda pode ser responsabilizado pela cobrança, uma vez que a preservação do cavalete também é de parte do morador.

É por esse motivo que estar sempre de olho nos vazamentos da sua residência é tão importante.

Mesmo que talvez não achemos justo, ainda temos que pagar caso algum cano esteja rachado ou furado.

Por isso lembre-se de sempre verificar por vazamentos no encanamento para evitar uma conta muito alta no final do mês.

O que fazer se a conta ficou muito alta por causa de vazamentos?

n

Como dissemos, a empresa abastecedora de água não tem obrigação de contestar essa conta, pois é responsabilidade do morador localizar e resolver vazamentos.

Sendo assim, quando o problema acontecer a conta tiver esse aumento a primeira coisa a se fazer é procurar pelo vazamento.

Existem inúmeras formas de verificar se há um vazamento na casa.

A forma mais rápida é fechando todas as torneiras e verificando se o registro marca alguma alteração no consumo.

Se marcar então há um vazamento e é necessário encontrá-lo e repará-lo.

Empresas de caça vazamentos realizam essa função com agilidade e sem dor de cabeça, é uma excelente opção para quem esta enfrentando esse tipo de problema.

Assim que o problema for identificado e resolvido a conta vai ser normalizada.

Se forem realizados todos os procedimentos de caça vazamento e nenhum foi encontrado, então pode ser que há um problema no registro ou na medição realizada pela empresa.

Nesse caso há como contestar, mas a briga pode ser um pouco extensa.

Para fazer a contestação é importante seguir alguns passos como;

  • Contratar uma empresa de caça vazamento legalizada para aplicar o exâme de varredura e gerar um relatório técnico contendo os resultados dos testes e reparo de regularização da rede hidráulica;
  • Notificar a empresa de abastecimento da sua cidade sobre o problema e exigir uma verificação do cavalete e o local aonde foi executado o reparo do encanamento subterrâneo.

O mais importante mesmo é evitar os vazamentos e tomar conta das suas instalações através de manutenção hidráulica.

Está precisando encontrar um vazamento e não sabe como fazer?

Conte com a Esgotecnica Caça Vazamento para achar o vazamento, repapar e gerar o diagnóstico técnico.

Solicite agora mesmo uma visita para orçamento

Chega de desperdício e de pagar conta alta. Ligue agora mesmo para (11) 3053-4600 e solicite uma visita de orçamento para detecção e reparos de vazamentos no estado de São Paulo. Se preferir, clique no botão abaixo para agendar.

Problemas com vazamento?

 

Temos os melhores equipamentos e profissionais treinados para encontrar qualquer problema no seu encanamento, sem dor de cabeça e sem quebra-quebra desnecessário.Entre em contato conosco e conheça nossos serviços, atendimento e facilidades. Sabemos que irá encontrar tudo o que precisa.

Evite contas de água muito alta, encontre vazamentos e os conserte com a ajuda da Caça Vazamento!