Como achar vazamento

18 ago. 20

Como achar vazamento de água

O vazamento de água em canos, torneiras e outras partes do sistema hidráulico é realmente um grande problema para diferentes ambientes, desde os residenciais e comerciais até aos industriais. O vazamento de água pode causar diferentes tipos de prejuízos e até mesmo ser um grande problema financeiro em diferentes situações.

Com isso em mente, achar um vazamento é fundamental para a integridade de um imóvel e para evitar prejuízos financeiros que às vezes podem ser irrecuperáveis.

Como especialistas no assunto a Esgotecnica está trazendo para seus clientes algumas dicas que podem ajudar na hora de identificar e encontrar um ponto de vazamento em diferentes ambientes.

Lembrando que para uma detecção profissional e sem a necessidade de quebrar canos, existem diferentes soluções e tecnologias empregadas por profissionais especializados!

Os prejuízos causados pelo vazamento de água

Os vazamentos de água podem gerar diferentes tipos de prejuízos para os ambientes onde acontecem. O primeiro e mais imediato prejuízo é o financeiro, já que água vazando por torneiras e por canos furados é dinheiro sendo jogado fora.

Um vazamento pequeno, de algumas gotas por minutos, pode causar um prejuízo que pode chegar na casa dos milhares no final do mês. E o pior de tudo é que muita gente só descobre o vazamento quando recebe uma conta com um valor muito alto e até mesmo além das economias do dono do imóvel.

Infelizmente o vazamento de água é um problema invisível e que pode ficar escondido por muito tempo sem nenhum tipo de sinal.

Por isso é importante ficar sempre de olho nas contas de água e procurar por qualquer tipo discrepância entre os valores do mês passado e o atual.

Prejuízos estruturais aos imóveis

Além do prejuízo direto com a conta de água, também é possível ter prejuízos com a estrutura do imóvel, isso porque a água pode correr diferentes materiais, deteriorar acabamentos e até causar erosões perigosas no subsolo.

Um cano furado abaixo do chão da casa pode criar erosões logo abaixo da camada de concreto. Com o tempo isso pode causar uma cratera de surpresa e até mesmo causar acidentes.

E vale lembrar que a água tem a capacidade de correr até mesmo ferro, presente na maioria das estruturas armadas de prédios e imóveis de todos os tipos.

Já na parte do acabamento, a água pode causar problemas como:

  • Manchas nas paredes;
  • Tinta com bolha, mofo ou bolor;
  • Parede fofa;
  • Tinta e reboco fácil de tirar e com aspecto umedecido;
  • Goteira no teto e manchas no forro;
  • Pisos com barulho oco ou soltando.

Por fim, tudo é um grande prejuízo para quem precisa administrar o imóvel e pode gerar uma grande dor de cabeça no futuro.

Como achar vazamentos de água

Existem diferentes tipos de vazamentos em diferentes ambientes e que podem ser causados por diferentes defeitos em canos e torneiras. Por isso, é fundamental garantir que todas as possibilidades sejam verificadas e que uma busca seja realizada de forma minuciosa.

Infelizmente nem sempre é possível encontrar um vazamento com precisão sem utilizar ferramentas específicas, já que alguns estão em locais que não há como enxergar sem a ajuda de ferramentas.

Com isso em mente, há diferentes tipos de truques caseiros que você pode realizar para tentar determinar se há um vazamento em um ambiente. No tópico logo acima explicamos alguns sinais de vazamento através do acabamento de uma residência, mas existem outras maneiras de tentar diagnosticar o problema.

Como descobrir a presença do vazamento

A melhor forma de determinar se há um vazamento em uma rede hidráulica é observando o registro central, que às vezes também pode ser chamado de cavalete. O primeiro passo é fechar todas as torneiras e passagens de água, garantindo que nenhuma está aberta.

Com isso, observe se o registro ainda está marcando a passagem de água. Isso quer dizer que em algum ponto dos canos e torneiras a água está vazando. Com o movimento dos marcadores é até possível conseguir determinar a intensidade do vazamento.

Um outro truque muito prático é fechar o registro e ir até a torneira mais longe diretamente ligada ao cavalete. Coloque um copo de água cheia na boca da torneira e abra, caso a água seja sugada pela torneira, há um rachado nesse cano.

A observação direta também pode ajudar bastante na hora de notar se há ou não um vazamento em algum componente da rede. Defeitos em torneiros ou vazamentos na caixa da água são fáceis de serem notados ao olho nu.

Uso de ferramentas profissionais

Determinar se há um vazamento no local é apenas o primeiro passo para achar o local do vazamento. Sem a ajuda profissional, a única maneira de fazer isso é através do famoso quebra-quebra.

É preciso tentar encontrar o local geral do vazamento e quebrar a parede acompanhando o cano até encontrar o local de defeito. Como é de se imaginar, isso causa uma série de problemas gravíssimos para o valor da residência e dá uma terrível dor de cabeça.

Ao contratar uma empresa profissional você conta com uma série de ferramentas que garantem uma detecção sem nenhum tipo de danos ao acabamento do imóvel.

Através de equipamentos geofone é possível determinar o local exato do vazamento sem nenhum tipo de intervenção mecânica, tudo com a detecção por vibrações.

Geofone é um equipamento utilizado para serviços de caça vazamento e detecção de vazamentos desde o cavalete de entrada de água da rede da SABESP para as caixas de água e todas as torneiras e válvulas dos sanitários.

Após a localização do vazamento através do geofone, nosso técnico poderá corrigir o problema do vazamento na hora com autorização de orçamento prévio.

Há também a utilização da vídeo inspeção para conseguir um diagnóstico ainda mais completo e que pode ser utilizado em diferentes ocasiões, incluindo para a elaboração de relatórios estruturais.

A melhor forma de detectar vazamentos

O geofone pode ser utilizado em diferentes ambientes, até mesmo as redes com grandes dimensões. A tecnologia que utilizamos também pode ser usada a qualquer momento, sem precisar esperar pela madrugada para conseguir silêncio absoluto.

A tecnologia de geofone utilizada pela Caça Vazamentos não interrompe a rotina da residência ou da empresa onde o vazamento está acontecendo e não perde nem um pouco em eficiência durante todo o procedimento.

Com soluções profissionais, você tem a tranquilidade de saber que não terá nenhuma dor de cabeça na hora de lidar com vazamentos de água na sua residência.

Conte com a Caça-Vazamentos para a solução rápida e certeira!

Contamos com profissionais especializados e os melhores equipamentos para garantir a detecção do vazamento com precisão. Mas claro, a Caça-Vazamentos vai muito além, garantindo também o reparo do sistema hidráulico.

Uma empresa com profissionalismo e seriedade irá não só detectar o problema e onde ele está, mas também irá consertá-lo.

Basta confiar nos profissionais contratos para que eles façam a quebra do local e a substituição do encanamento com defeito.

A Caça Vazamento oferece esse serviço completo que inclui:

  • Pesquisa de vazamento nas linhas alimentadas pela concessionaria de água
  • Pesquisa de vazamento nos ramais de distribuição interna da edificação
  • Pesquisa de vazamento em piscina e tubulações em geral
  • Pressurização pneumática e detecção de vazamento em tubulação de gás
  • Teste de estanqueidade através da pressurização pneumática
  • Vídeo Inspeção e Filmagem das condições interna da tubulação de Esgoto
  • Reparo de vazamento em canos de PVC, ferro e cobre
  • Reparo em válvulas de descarga e caixa acoplada

Contar com a Caça Vazamento para encontrar o vazamento é a melhor solução para o seu problema.