11 jul. 18

Cano entupido ou quebrado: como descobrir

Veja como você pode descobrir um cano quebrado ou entupido em um imóvel.

Um grande inconveniente que podemos ter no dia a dia é um cano entupido ou quebrado. Enquanto o cano quebrado pode ser um problema a longo prazo, muitas vezes não sendo perceptível até a conta de serviços de água denunciar o vazamento, o entupimento pode ser um inconveniente imediato.

Infelizmente, nos dois casos, estes são problemas difíceis de serem detectados.

Nós da Esgotecnica entendemos o quanto estes problemas podem causar desconforto e se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para descobrir um cano quebrado ou entupido.

Riscos causados pelo cano quebrado ou entupido

Cada um dos problemas tem os seus riscos. O cano entupido causa um problema mais direto e perceptível. Quando uma parte da tubulação entope a capacidade de drenagem do esgoto é drasticamente reduzida, ou para complemente.

Isso pode fazer com que o vazo tenha retorno de dejetos, por exemplo. Este é um dos piores e mais incômodos riscos do entupimento de canos. A retorno de dejetos não está apenas ligado com o vaso sanitário, também podendo acontecer em pias e na caixa de gordura.

Além de ser um desconforto para os presentes no local, estes retornos apresentam um risco de infecção, já que muitos dos dejetos encontrados no esgoto são nocivos à saúde.

Já o cabo quebrado pode apresentar riscos diferentes de acordo com a gravidade do defeito. Um trincado pequeno, mesmo que mínimo, é capaz e desperdiçar bastante água e causar um grande aumento na conta do final do mês.

Vazamentos maiores podem causar infiltrações e danos na estrutura e no acabamento do imóvel. Azulejos e a pintura são um dos primeiros a sofrerem com este tipo de infiltração.

Existem outros problemas ocasionados por defeitos na tubulação, mas estes são os mais comuns e que mais afetam os imóveis de forma geral.

Cano quebrado ou entupido – Como descobrir

Descobrir se há um cano quebrado ou entupido exige bastante atenção aos detalhes e um olho vivo para este tipo de coisa. Vamos começar pelo cano quebrado e como você pode detectar o problema.

Como descobrir um cano quebrado

O cano quebrado pode ser bem evidente ou discreto, dependendo do tamanho do dano causado na tubulação. Danos maiores são bem visíveis, causando uma infiltração rápida, algumas vezes até gotejando o ou jorrando água no ponto de quebra.

Porém, se o problema for um trincado menor, então é necessário observar alguns pontos importantes.

Primeiro é preciso fazer o teste dor registro. Basta fechar todas as torneiras do ambiente e observar se o registro continua virando. Se ele estiver virando, então há algum cano quebrado por onde a água está sendo perdida.

Caso o teste não apresente possíveis problemas e a casa estiver abastecimento por caixa d’água, é importante dar uma olhada também não há nenhuma quebra e vazamento entre o caixa e os pontos de saída.

Para fazer isso é preciso ir até a caixa d’água e marcar o volume de água. Use uma fita ou um giz para registrar o nível em que a água se encontra. Com todas as torneiras fechadas, espere 2 horas e verifique mais uma vez. Caso o nível de água tenha descido durante este tempo, então existe um vazamento e possível quebra no ambiente.

Também é possível encontrar canos quebrados ao notar se há áreas com poças de água ou terreno molhado pelo quintal.

Como descobrir um cano entupido

O primeiro sinal de um cano entupido é a água que não desce mais pelo sistema de drenagem. Porém, é possível notar uma obstrução antes mesmo do sistema parar de vez.

Ao notar que a água está demorando demais para descer, ou que ralos fazem barulho de borbulhas, é possível constatar um entupimento. O retorno de água também é um forte sinal de que a tubulação está com uma obstrução.

Geralmente é possível identificar onde está o entupimento a partir o cômodo em que o problema está mais evidente.

Detecção de canos quebrados e entupimentos profissional

Estas soluções podem te ajudar a saber que um dos dois problemas está acontecendo no seu imóvel, mas dificilmente será possível determinar o local exato onde o reparo deve ser feito. Ao contratar a Esgotecnica encontramos o problema para você com precisão para um conserto rápido e eficiente.

Utilizamos a detecção por som, através do aparelho geofotec e também com a vídeo inspeção. Sempre analisando qual é a necessidade do ambiente e do cliente.

Com estas soluções profissionais é possível descobrir um cano entupido ou quebrado com exatidão e rapidez.  Atendemos em toda a região de São Paulo e Grande São Paulo e com serviços 24h, afinal, problemas no encanamento não tem hora para acontecer.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nosso serviços e condições. Aqui você encontra as soluções que precisa.