20 out. 21

Água do vaso sanitário baixa: o que pode ser?

Deu descarga e, ao invés do nível da água na privada voltar ao normal, você notou que aconteceu o contrário e diminuiu? Entenda o que pode causar esse problema de água do vaso sanitário baixa e qual providencia você deve tomar com a leitura desse post!

Água do vaso sanitário baixa: o que pode ser?

Os vasos sanitários são projetados para armazenarem uma determinada quantidade de água depois que o usuário aciona a descarga e não é normal, portanto, uma privada com pouca água. Em situações com essa, tudo indica que o sifão está com mal funcionamento e, por isso, a água do vaso sanitário baixa.

Nessa hora, vale também se perguntar o que pode ter causado o problema. Na internet você encontra as pessoas dizendo de tudo, inclusive que até mesmo animais de estimação podem estar bebendo da água da privada – mas convenhamos que isso não faz muito sentido, embora possa acontecer.

No exemplo acima, a pessoa percebeu a água do vaso sanitário baixa após ter colocado ácido muriático na privada, visando a limpeza, e a partir daí o vaso não funcionou mais direito. Perceba que, de acordo com o relato, nem entupida a privada estava, mas foi colocar o bendito ácido e pronto!

Vazamento na caixa acoplada

Você já verificou se o nível de água da caixa de descarga está normal? Caso não, provavelmente deve existir um vazamento na caixa acoplada e, por isso, é muito importante que tudo seja verificado. Se você já deu uma olhada, porém, e não viu nada fora do normal, é bem provável que a causa da água do vaso sanitário baixa seja o sifão.

Sifão do vaso sanitário vazando

Esse componente é o responsável pela regulagem do nível da água na privada e, sendo assim, é válido que você pense se:

  • houve alguma batida forte no sifão nos dias anteriores e próximos ao problema da água do vaso sanitário diminuindo?
  • você utilizou algum produto químico como no exemplo mencionado mais acima? (ácido muriático, soda cáustica, ou outro produto corrosivo?
  • você ou alguém chegou a jogar água muito quente na privada para limpeza?

No segundo ponto da lista acima, ou seja, em relação a produtos corrosivos, podem (e vão) danificar a borracha de vedação do cano de esgoto. Talvez seja esse o motivo da água do vaso sanitário baixa, mas é importante chamar um profissional e verificar com cuidado, só assim você chegará a um diagnóstico preciso.

No último caso listado, caso você tenha se lembrado que, recentemente, ou frequentemente, você costuma jogar água quente na privada, saiba que a porcelana pode ter rachado ou trincado. Seja qual for a causa, o que lhe cabe nesse momento é providenciar a solução, não é mesmo?

O ideal agora é que você chame uma empresa de caça vazamento, pois esses profissionais já estão acostumados a resolverem problemas como esse. Uma rápida ligação em nosso telefone fixo ou uma mensagem de texto no WhatsApp e pronto, estamos à sua disposição!