24 ago. 21

5 passos para descobrir vazamentos de água em sua casa!

A demora na detecção de vazamentos de água é algo que tem todas as chances de causar uma enorme dor de cabeça, além da própria questão de você pagar pela água que não consome. Toda essa água desperdiçada, seja por encanamento danificado ou uma descarga vazando, está deixando de ser utilizada.

Uma coisa é certa: vazamentos residenciais afetam a todos e é um problema com repercussão direta em sua vida financeira. O hidrômetro não tem como conter os litros desperdiçados, mas continua computando como se fosse você consumindo e, no final, lá vem a conta de água alta por vazamento.

Por isso, é importante que você não demore para criar um plano de prevenção e detecção de vazamento residencial. Ao invés de ficar esperando o problema ocorrer, siga estes 5 passos para descobrir vazamento de água em sua residência (ou até mesmo empresa).

Inspecione o lugar onde você mora

Até mesmo um registro do chuveiro pingando deve ser levado em consideração. Portanto, inspecione sua casa e veja se existe vazamento no vaso sanitário, torneira pingando sem parar, chuveiro vazando, etc. Se o revestimento do banheiro escureceu ou há infiltração nas paredes, bolor, bolhas, possivelmente há vazamentos de água em sua residência.

Outros passos para descobrir vazamentos de água

Após inspecionar sua casa:

  • compare as últimas contas de água e veja se houve um aumento expressivo e sem explicação
  • verifique se o hidrômetro continua computando consumo hídrico após fechar todas as torneiras
  • dê uma olhada para ver se existe vazamento na caixa d’água
  • coloque um marcador de nível da água da piscina e observe se houve diminuição considerável de volume de um dia para o outro

Para descobrir vazamentos na rede de distribuição: feche uma torneira que é abastecida diretamente pela SABESP, coloque um copo cheio de água na mesma, e veja se há sucção – caso haja, vazamento confirmado!

Existe algum aparelho caça vazamento?

Pode acreditar que sim. O aparelho para detectar vazamento de água geofone é um dos equipamentos mais eficientes, captando vibrações da água vazando e, assim, você descobre a área específica onde o problema se encontra.

Nesse caso, o ideal é que um profissional qualificado e experiente em caça vazamento manuseie o aparelho, de modo que seja possível obter sucesso na detecção de vazamentos. E, além disso, quando você contrata uma empresa, pode contar com a garantia do serviço prestado.

Cano vazando na rua: o que fazer

Se a sua conta de água está alta e você suspeita, ou já identificou vazamentos de água na parte externa do seu imóvel, contate a SABESP e informe sobre o problema. Em situações como essa, a responsabilidade pelo reparo do vazamento é da companhia distribuidora de água e, sendo assim, serão enviados profissionais que consertem o encanamento defeituoso.

No mais, fale com a gente e deixe que nossa empresa caça vazamento em SP lhe ajude conforme sua necessidade. Ligue ou envie sua mensagem, aproveite para tirar suas dúvidas, e obtenha as informações de que você precisa para sanar seu problema!