Vazamento de gás encanado: como identificar


O vazamento de gás é um grave problema para qualquer ambiente. Esse tipo de vazamento é um medo constante em todo local, seja residencial, comercial ou industrial.

Esse problema gravíssimo gera dois riscos extremos para a saúde do ser humano. O primeiro é o mais óbvio e o que a maioria lembra, a possibilidade de explosões causadas pelo gás.

Apesar do perigo de explosão ser o principal motivo de preocupação da maioria, a ameaça maior do gás de cozinha, o GLP, é a intoxicação que ele causa.

O gás de cozinha é composto principalmente de propano e butano. Esses gases são altamente tóxicos para os seres vivos. Apesar de não causarem muito efeito quando em pouca quantidade, em grande quantidade eles podem causar alterações cardíacas, hipóxia, intoxicação, falha do sistema nervoso e até levar a morte.

Os componentes do GLP, além de tóxicos, impedem que a corrente sanguínea absorva oxigênio, podendo causar asfixia.

Ao contrário do que muitos imaginam, a maioria dos acidentes causados por vazamento de gás estão ligados a inalação desses produtos e não a explosões.

O GLP apresenta um grande risco para a saúde, pois ele é silencioso e pode causar graves problemas.

Um fato curioso sobre o gás de cozinha é que ele não tem cheiro nenhum. Para que haja cheiro é misturado em sua composição o Mercaptano, um composto com cheiro forte e desagradável. Se não fosse por esse composto seria impossível detectar vazamentos.

Algumas medidas importantes para prevenir incidentes com o botijão de gás:

  • Nunca deixe o botijão em posição deitada;
  • Não coloque dispositivos como, por exemplo, manômetros de pressão no regulador de gás
  • Use apenas mangueiras e reguladores aprovados pelo Inmetro. Lembre-se também de nunca emendar uma mangueira na outra;
  • Não deixe que a mangueira do gás passe por trás do forno, pois a temperatura do local pode derretê-la;

Como detectar vazamento de gás

O gás usado em residências pode ser encontrado de duas maneiras. Em botijões de gás, que são os mais comuns em casas, ou então através de gás encanado, mais comuns em apartamentos.

A forma de detectar se há vazamentos de gás é bem parecida em qualquer um dos casos.

Testar se há vazamento de gás é fácil. Ao detectar que há cheiro de gás no ambiente e que pode haver um vazamento, deve-se primeiro fechar o regulador do botijão.

Após fechar a saída de gás é importante abrir todas as janelas e portas para aumentar o máximo possível a ventilação. Para evitar acidentes o acúmulo de gás precisa “ir embora” antes de qualquer operação.

Com tudo aberto e bem ventilado é hora de desligar as luzes e qualquer fonte de calor/chamas.

O teste deve ser feito apenas com água e sabão. Nada de usar velas, fósforos ou isqueiros para tentar achar o foco do vazamento.

Em um balde misture água e detergente para fazer bastante espuma. Agora basta passar uma esponja encharcada com a solução pelo regulador e pela mangueira do botijão e abrir a válvula novamente. Fique observando se aparecerão bolhas por onde foi passado o sabão. Onde borbulhar é onde está o vazamento.

Com o problema identificado, é só trocar a peça defeituosa. Se o defeito estiver na válvula do botijão ligue para a empresa fornecedora do produto e coloque o botijão em local aberto.

Detectando vazamento e gás em sistemas encanados

Onde o gás é encanado o procedimento é bem parecido. Ao detectar o cheiro de gás peça para o síndico ou administrador do prédio desligar o fornecimento de gás para o apartamento.

Abra todas as janelas para arejar o local e peça para que o fornecimento seja ligado novamente. Faça o teste com água e sabão, passando a esponja por todos os canos expostos na sua residência.

Obs: Nunca utilize um ventilador para fazer o gás “dissipar”, pois o motor do ventilador gera faíscas que podem causar ignição do ambiente.

Ao encontrar o local do vazamento, contrate uma empresa especializada para realizar a troca da tubulação ou peça orientações ao síndico.

Caso não tenha encontrado um vazamento, mas o cheiro de gás continua forte, a opção é contratar uma equipe de caça vazamentos.

O vazamento do gás encanado pode estar acontecendo, mas pode não estar na área onde você conseguiu realizar o teste. Nesses casos é importante contar com a ajuda profissional para detectar e resolver o problema evitando assim uma tragédia.

Nunca ignore o cheiro de gás em um ambiente, isso é sempre um sinal de preocupação que deve ser resolvido o quanto antes

Está precisando detectar vazamento de gás encanado? A Caça Vazamento possui equipes treinadas e os melhores equipamentos para realizar essa operação com todo o cuidado e agilidade necessários para esse problema.

Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e facilidades. Tenha a certeza de que encontrará tudo o que precisa com a gente!

Não passe raiva, chame a Caça Vazamento.