Empresa de caça vazamento de esgoto em São Paulo

21 jul. 17

Vazamento de esgoto do vizinho: o que devo fazer?

O vazamento de esgoto é um problema grave em qualquer quintal, porém, o problema é muito maior se o vazamento não for na sua casa e sim na casa do vizinho. O principal problema é que não é fácil resolver essa situação, principalmente sem a cooperação do vizinho.

Geralmente, quando acontecem esses problemas, existe um grande conflito para tentar identificar o problema.

Se o vizinho não estiver a fim de cooperar, ele não permitirá nenhuma vistoria no encanamento da sua casa ou quintal. Isso dificulta a resolução do vazamento e pode gerar atrito entre as partes envolvidas.

Muitas vezes o vazamento tem que ser encontrado por uma empresa de caça vazamento, mas esse é um serviço pago. E é aí que começa a briga para ver quem vai pagar por tudo.

Depois que o problema está identificado vem novamente o conflito para saber quem vai pagar, só que dessa vez é pelo conserto.

Os riscos do vazamento de esgoto

O vazamento de esgoto no seu quintal ou no quintal do vizinho representa graves riscos tanto para a saúde quanto para a estrutura das duas casas.

Esse tipo de problema causa um cheiro desagradável muito forte, o que geralmente é o primeiro sinal de que há algo errado. Mas além do cheiro horrível, também há o grande risco para a saúde, afinal os dejetos humanos contaminam o solo, a água e o ar.

Outro problema que o vazamento de esgoto pode causar é o dano à estrutura da residência. A infiltração pode enfraquecer paredes, muros e até o próprio solo. Esse desgaste pode causar falha estrutural e um possível desabamento.

Mesmo com esses evidentes riscos, algumas pessoas podem teimar na hora de tentar resolver o problema. Mas felizmente existem algumas maneiras de tentar convencer o vizinho de resolver a situação.

Vazamento de esgoto do vizinho: o que fazer?

Caso seja notado um vazamento que esteja colocando a sua residência em risco ou prejudicando o seu dia a dia, o ideal é primeiro notificar o vizinho.

Conversar e tentar resolver tudo de uma forma amigável ainda é a melhor solução.

Tente falar com o vizinho sobre o problema e relate como o vazamento está prejudicando o seu dia-a-dia.  Provavelmente ele será consciente em relação ao que está acontecendo e tudo será resolvido da melhor forma possível.

Porém, caso não haja uma negociação amigável tente novamente fazer uma notificação sobre o problema, dessa vez cobrando providências. Tente também fazer uma notificação por escrito e entregue através de A.R. (Aviso de Recebimento).

Desta maneira o vizinho saberá que você está exigindo uma atitude séria dele, além da notificação servir como prova para os próximos passos.

Recorrendo à Prefeitura/Subprefeitura

Se apenas conversar ou notificar o vizinho não surtir nenhum resultado, é hora de tentar a intervenção da prefeitura ou subprefeitura.

Para realizar o pedido diante do órgão são necessários documentos como a planta da casa, mapa de encanamento, fotos da infiltração, dados e documentos pessoais, entre outros. É necessário se informar sobre o que é necessário para o procedimento na sua cidade ou região.

Dependendo da situação o órgão responsável pode intervir e intimar o morador a consertar o problema.

Buscando ajuda na justiça

Caso nenhuma das soluções descritas acima resolvam o problema, o jeito é recorrer à justiça. Esse tipo de disputa deve ser resolvido no Juizado de Pequenas Causas e passa por dois momentos distintos.

  • Em um primeiro momento, após feito o acionamento nas Pequenas Causas, as duas partes serão chamadas para uma sessão de conciliação. Nesta sessão, os dois lados tentarão entrar em um acordo sem a interferência do juiz e de advogados;
  • Se a primeira etapa não for produtiva e nenhum lado aceitar um acordo, a sessão é remarcada, dessa vez o juiz é quem irá decidir o lado que está certo e o prazo para a resolução do problema de uma vez por todas;

É bom lembrar que caso a estrutura da residência esteja sendo afetada pelo vazamento de esgoto e houver risco de desabamento, é possível chamar a defesa civil para analisar a situação e tentar achar uma solução rápida.

Até o problema ser resolvido é importante escorar as paredes e muros afetados, evitando assim possíveis desmoronamentos e acidentes gravíssimos.

Infelizmente não há jeito fácil e rápido de lidar com essa situação se o vizinho não quiser ajudar.

Está com problemas de vazamento de esgoto no seu quintal? A ESGOTECNICA Caça Vazamento tem todas as soluções para você resolver esse tipo de falha. LIGUE: 0800 755 9000

Central de Atendimento Esgotécnica

Contamos com uma equipe treinada e disponível 24 horas para atender o seu problema de forma eficiente e com muita agilidade.

Conheça os nossos serviços de caça vazamento!

Deixe que a gente resolve o problema para você.