30 jan. 15

Saiba o que fazer quando sentir cheiro de gás

O cheiro de gás é sinal de que algo não está certo

Se você está sentindo cheiro vazamento de gás na sua casa ou trabalho, deve seguir alguns passos para evitar que aconteçam problemas graves causados pela inalação do produto ou explosões no ambiente.

O primeiro passo que se deve fazer é fechar o registro

Dessa forma, você já está impedindo que mais gás passe pelo ponto de vazamento, mas se o fornecimento for através de bujão e perceber que fechar o registro não resolve o problema, o ideal é remover o botijão do local e colocar em um lugar arejado que e não haja acúmulo do gás na atmosfera, como o quintal, e tomar cuidado para não haver faíscas ao redor.

Depois disso, você deve trabalhar para que todo o ar do ambiente seja renovado e que esse gás que está empesteando o local vá embora. Abra todas as janelas e portas para ventilar bem. Quanto mais o ar circular, melhor será para a limpeza do ambiente.

Só é preciso tomar um cuidado muito importante neste ponto. Algumas pessoas ligam os ventiladores para ajudar na circulação do ar quando sentem cheiro de gás. Essa atitude pode custar sua vida. Os ventiladores costumam soltar pequenas faíscas que causarão uma grande explosão no recinto. Deixe que o ar ventile naturalmente e sem pressa. Essa é a melhor forma de resolver o problema imediato.

Inalar os gases não faz bem para a saúde, por isso é obrigatório deixar o local depois de seguir os dois passos anteriores e desligar os aparelhos eletrônicos. Fique fora do imóvel o tempo suficiente para que o cheiro de gás passe e você volte a respirar normalmente.

Se você utiliza botijão de gás, o problema pode estar na mangueira ou registro que ligam o gás ao equipamento. Use um pouco de água com sabão para descobrir onde está acontecendo o vazamento e troque a mangueira ou o registro do seu gás. É importante sempre estar atento ao prazo de validade.

Agora, se o seu abastecimento de gás for feito através de encanamento, o passo certo é buscar um caça vazamentos para te ajudar a localizar onde está acontecendo o problema e encontrar a melhor solução para resolvê-lo.

Além de chamar este profissional apenas como uma atitude do que fazer quando sentir cheiro de gás, você deve também sempre chama-lo para uma inspeção de rotina. Alguns pequenos vazamentos podem não ser perceptíveis pelo odor e trazem os mesmos riscos à saúde e de criar um ambiente propícios para explosões.

Agora, se você perceber que o cheiro de gás não passou mesmo com o fechamento dos registros e passado um bom tempo desde a evacuação do local, é bem provável que o problema não seja com o seu encanamento ou mangueira de alimentação, mas com o fornecedor.

Se o imóvel faz parte da rede de gás, o ideal é chamar a Comgas para analisar o problema e corrigir. Uma alternativa é chamar um caça vazamento para te ajudar a encontrar o ponto do problema e facilitar o trabalho quando o funcionário da fornecedora chegar para a manutenção.

Mas, se o seu abastecimento for feito através de botijão, siga todos os passos que citamos anteriormente e ligue solicitando um representante da fornecedora de gás. Ele substituirá o seu botijão atual e saberá o que fazer para controlar a situação.

O cheiro de gás é um sintoma sério de algum problema na sua casa e não deve ser ignorado. Ao menor cheiro que sentir, siga todos os passos especificados neste texto para que não haja nenhuma risco à saúde ou vida da sua família.

E não se esqueça: Para detecção de vazamentos de gás, a Caça Vazamento possui equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados.