20 nov. 14

Os perigos por trás dos vazamentos ocultos de água

O assunto da água está em alta e merece cada vez mais a atenção de todos. Muitos lugares do Brasil estão lidando com a falta de água ou racionamento. Mesmo se você não estiver em uma dessas situações, pode colaborar cuidando dos vazamentos ocultos na sua casa ou empresa.

Além de desperdiçar muita água até que o vazamento seja detectado e reparado, é a natureza e a população que sofrem com as consequências.

Como detectar um vazamento na minha casa?

Uma das primeiras formas para se detectar um vazamento oculto é observar o hidrômetro. Se todas as torneiras da sua residência estiverem fechadas e o hidrômetro estiver girando, isto pode significar que esteja passando água por ele para dentro do imóvel, e, portanto, está ocorrendo algum vazamento ou fuga de água.

O que é um vazamento oculto?

Um vazamento oculto pode ocorrer quando a água escoa sob o piso e vai parar em alguma caixa de passagem de canalização pluvial, ou até na rede de esgoto. Por isso, sempre que o hidrômetro estiver girando é que está ocorrendo passagem da água em algum lugar que você nem imagina.

Há um teste para ser feito para detectar possivelmente o lugar do vazamento oculto.

TESTE DO COPO

  1. Feche o registro de entrada (padrão);
  2. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da fornecedora de água (torneira do jardim ou tanque);
  3. Aguarde até a água parar de correr;
  4. Coloque um copo cheio de água na boca da torneira;
  5. Se houver sucção da água do copo pela torneira é sinal que existe vazamento no ramal interno (após hidrômetro).

Confira alguns perigos dos vazamentos ocultos:

 1) Aumento na conta de água: Se você perceber que a conta da sua água está muito mais alta do que o normal, alguma coisa está errada. Pode estar acontecendo um vazamento oculto de onde você não faz nem ideia. Para saber onde esta ocorrendo o vazamento, você pode contratar o serviço especializado de detecção de vazamentos;

2)  Contribuir para a falta de água: Não é apenas o aumento da conta de água, mas os vazamentos ocultos podem contribuir seriamente para a falta de água que está ocorrendo na cidade de São Paulo e região. Se você está com um vazamento oculto, está contribuindo para piorar a situação;

3) Estrutura do imóvel pode ser ameaçada: Um vazamento oculto também pode contribuir para ameaçar a estrutura do imóvel. Paredes mais úmidas ficam comprometidas, colocando em risco a segurança do imóvel. Por isso, torna-se fundamental detectar esse vazamento oculto e repará-lo;

Contratando o serviço especializado

Ao contratar uma empresa especializada no serviço de detecção de vazamento, ela irá contar com a ajuda de equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo o Geofone, que torna possível determinar o local aproximado de um vazamento.

Este é apenas uma das formas de detectar vazamento ocultos. Há outros equipamentos sofisticados como o Correlacionador de ruídos e o vídeo inspeção. A Esgotecnica Caça Vazamento faz uso de todos eles para detectar o vazamento no seu imóvel.

Prevenir vazamentos ocultos não é uma das tarefas mais fáceis. Mas se você notar que a conta de água está muito mais cara contrate o serviço especializado que irá ajudar você e o planeta a desperdiçar menos água.