05 abr. 17

Infiltração de água na parede: saiba como resolver

A infiltração de água na parede é um dos problemas mais corriqueiros em uma residência. Ela pode acontecer por uma infinidade de motivos, alguns são mais fáceis de corrigir, outros são mais complicados, mas todos têm solução.

Entre as principais causas da infiltração de água em parede estão:

  • Defeito na impermeabilização da parede ou a completa falta de medidas para a não infiltração;
  • Ação do tempo sobre a parede;
  • Chuvas intensas que podem comprometer a parte exterior da parede;
  • Lajes com infiltração;
  • Encanamento com vazamentos, canos furados ou rachados;

Quais os riscos da infiltração de água em paredes?

Paredes com infiltrações de águas apresentam um risco iminente para a parte estética da parede e do ambiente. Em casos mais graves ela pode simbolizar um risco para a segurança da estrutura.

Em nível estético é bem claro quais são os males da infiltração na parede. Com poucos dias de infiltração a tinta começa a formar bolhas e logo a parede descasca. Com o passar do tempo até mesmo o reboco começa a apodrecer.

Logo a parede fica “pelada”, feia e dá um trabalhão para consertar.

Caso a infiltração seja mais grave (como é o caso das infiltrações por defeito de encanamento) a alvenaria da parede pode começar a apodrecer, deixando os tijolos frágeis e quebradiços.

Se notar que há infiltração em alguma de suas paredes o melhor a se fazer é descobrir a causa o mais rápido possível.

Como resolver os problemas de infiltração de água na parede

Como dissemos, existe uma solução para cada tipo de infiltração de água nas suas paredes, então vamos uma por uma para que você possa solucionar o seu problema de forma completa.

Acabando com a infiltração de água quando chove

Toda vez que chove a parede fica molhada e com manchas pretas? Esse é um problema na impermeabilização por baixo da pintura, ela está defeituosa ou simplesmente não existe.

Esse efeito também pode ser percebido se a pessoa lava o chão e a água “sobe” pela parede, infiltrando na tinta. Caso isso aconteça, a melhor solução é:

  • Se a área afetada estiver soltando “pedaços”, retire todo o reboco com uma espátula, como se estivesse “raspando a parede”. É preciso retirar todo o reboco mesmo, quanto mais “exposta” a alvenaria estiver, melhor será o resultado final;
  • Com o reboco removido, pinte a parede com Bianco (produto similar a uma tinta, mas com ação de vedação);
  • Depois existe a opção de refazer todo o reboco com argamassa, o que é bem aconselhável e trará um bom resultado;
  • Aplique mais uma camada de Bianco por cima do novo reboco, pelo menos duas demãos. É possível pintar a parede depois, passar massa corrida ou dar o acabamento que você escolher.

Nota: É muito importante não tratar apenas a infiltração por dentro da casa. Aproveito o Bianco e pinte toda a parte de fora dando duas ou três demãos do produto.

Os maiores problemas de umidade acontecem de fora para dentro, por isso cuide também do exterior.

Não acredite nos mitos das tintas especiais. Nenhuma tinta conserta infiltração se a parede estiver com o problema.

Como resolver a infiltração em uma parte menor da parede

Apesar de não ser recomendável, também é possível tratar apenas uma área da parede, caso refazer ela inteira não for possível.

  • Identifique qual a área da parede está danificada e com umidade, raspe a tinta e reboco daquela área e aplique duas demãos de pedra batida;
  • Passe Bianco na área e refaça o reboque com argamassa;
  • Pinte novamente com Bianco e dê o acabamento que quiser.

É importante lembrar que esse procedimento não é recomendado, pois é possível haver problemas futuros, é mais uma solução paliativa.

Resolvendo problemas de infiltração na parede por causa de encanamentos

Caso a infiltração de água esteja acontecendo por causa de problemas do encanamento, o problema é mais grave e precisa de solução imediata.

Primeiro de tudo é necessário achar a fonte de vazamento do cano, o que é uma tarefe difícil e trabalhosa, pois exige que a parede seja “rasgada” na busca pelo cano defeituoso.

Ao identificar o cano ruim basta trocar o pedaço com defeito com a ajuda de luvas de cano e emendas e depois cobrir a parte danificada seguindo um dos passos já explicados.

Como a identificação de um cano com vazamento é difícil de ser realizada, a melhor solução é na contratação de um serviço especializado de caça vazamento.

Para ter total tranquilidade e não ter mais dor de cabeça conheça os nossos serviços, sabemos que temos a solução que você precisa para o seu problema de infiltração na parede.