05 abr. 17

Infiltração na laje: como identificar e resolver

As infiltrações são grandes problemas nas construções, principalmente quando há uma infiltração na laje. Não existe um inimigo mais terrível com a sua casa do que a umidade.

Esse problema destrói a estrutura das paredes, criam e aumenta trincas e rachaduras, marcam as paredes e lajes com mofo, acaba com a pintura e etc.

São inúmeros os problemas que infiltrações podem causar e infelizmente a infiltração na laje está entre as mais comuns e é sem dúvidas uma das piores.

A infiltração de água em uma laje representa um alto risco para toda a estrutura da casa, pois da laje é possível que a água “caminhe” pelas paredes, que alcance conduítes e em alguns casos que ela vá até o rodapé, danificando toda a aparência do imóvel.

Não é a toa que quando alguém percebe que há uma infiltração dentro de sua residência esse defeito passa a ser uma urgência.

Como identificar a infiltração na laje

Saber se tem água entrando na laje não é algo tão fácil de diagnosticar. Muitas vezes não é fácil nem de perceber que está realmente acontecendo.

A infiltração na laje de concreto é algo relativamente normal, os primeiros sinais da infiltração nesse local são bolhas na pintura da superfície, manchas pretas e quando a situação está mais evidente há presença de mofo e a tinta descasca.

Se a infiltração for por causa de uma rachadura na laje é possível que haja uma goteira bem visível.

Com esses “sintomas” é possível constatar que há um problema.

Agora é preciso saber qual o tipo de problema que a laje está enfrentando. Entre os mais comuns estão:

  • Falta de impermeabilização na laje;
  • Rachaduras provocadas pelo tempo ou pela má cura da laje;
  • Ação do tempo e falta de manutenção da impermeabilização;

Como resolver a infiltração em uma laje

Por existir diferentes motivos para a infiltração, muitas vezes é necessário a opinião de um profissional ou de uma empresa especializada no assunto para determinar a causa real do problema.

Após descobrir o motivo para a infiltração na sua laje é preciso saber como corrigir. Esse é um passo que pode ser um pouco mais complicado e se não seguido as dicas corretas há chances de desperdiçar dinheiro.

Evitando a infiltração após bater a laje

Prevenir é sempre melhor do que remediar, principalmente quando estamos falando de infiltrações e nos possíveis danos que elas podem causar para o seu imóvel.

Então é importante se preocupar com infiltrações assim que a laje for “batida”, ou seja, assim que ela for feita.

Em lojas de materiais de construção é comum achar impermeabilizantes próprios para isso que devem ser aplicados por profissionais e por pessoas que entendem do assunto.

Porém, para quem prefere um método barato para evitar a infiltração e ainda assim eficiente, existe uma receita antiga passada de construtor para construtor.

Para garantir anos sem infiltração é possível criar um impermeabilizante usando uma mistura de cimento, água e cola de construção.

Mas é muito importante entender que esse procedimento só deve ser feito com a laje recém-batida e ainda não curada.

A mistura é bem simples. Para cada saco de cimento misture um litro de cola para madeira ou para construção e 20 litros de água.

Depois basta usar uma vassoura para espalhar essa mistura por toda a laje e deixar curar.

Como resolver a infiltração na laje antiga

Esse é um ponto que divide a opinião de muitas pessoas.

Existem construtores especializados que garantem que o único jeito de resolver uma laje com vazamento é com a construção de um telhado ou cobertura.

Já outros defendem maneiras alternativas que realmente resolvem o problema.

Há alternativas que funcionam sim. Confira algumas:

Resolvendo infiltração por conta de rachaduras

As infiltrações por rachaduras são relativamente fáceis de resolver, basta fechar a rachadura e o problema acaba.

Mas então surge a dúvida sobre qual é a maneira correta de fechar uma rachadura na laje.

O piso não é uma solução ideal para esse problema. Colocar piso nas rachaduras (ou até mesmo na laje toda), só retarda a infiltração, mas ela ainda acontece.

Então para vedar uma rachadura de forma bem eficiente existe um pulo do gato relativamente desconhecido.

Existe um produto chamado “Pedra Batida”, que é uma tinta para aço usada no para-lama de carros antigos, ela é residente a água, arranhado e muitas outras ações, seja do tempo ou do ambiente.

Os profissionais estão se tornando cada vez mais adepto de usar a pedra batida para “pintar” as rachaduras e vendar elas completamente.

Esse é uma forma completamente eficaz e garante anos sem se preocupar com água entrando pelas rachaduras da sua laje.

Uma lata do produto é o suficiente para resolver o problema, além de ser bem em conta e acessível para qualquer pessoa.

Resolvendo problemas graves de infiltração em laje

Se o problema já alcançou um nível crítico, ou então o problema está em toda a laje e não só em algumas rachaduras a Pedra Batida não irá ser tão eficaz.

Para esse problema existe uma única solução eficaz

É a aplicação de um produto impermeabilizante. Ele está sendo usado cada vez mais por construtores de todo o Brasil e sua eficiência é garantida.

Existem outros produtos mais tradicionais. Independente da forma, será necessário um “recapeamento” da laje.

Independente da infiltração e da forma que ela será resolvida é importante sempre contar com uma opinião profissional de uma empresa com experiência no ramo.

Sempre consulte uma empresa que possa não só identificar o problema, mas dar soluções eficientes para que você não apenas patine no gelo tentando resolver a infiltração.

Entre em contato com a gente e confira nossos serviços! Você encontrará a melhor solução para diagnósticos de vazamento e infiltração, além das melhores soluções.

Estamos esperando pelo seu contato.