09 dez. 14

Como o vazamento do vizinho pode interferir na minha casa

Não basta ficar de olho na manutenção da própria casa. As vezes é bom prestar atenção na casa dos vizinhos, principalmente se as casas são conjugadas ou você mora em apartamentos. Cuidar para que seus encanamentos não tenham problemas é uma atitude responsável, mas a sua eficácia pode diminuir caso seu vizinho não faça o mesmo.

É bom saber que um vazamento na casa do vizinho pode abalar as estruturas dos muros da sua residência, colocando sua segurança e o de seus familiares em perigo. Isso porque a água que sai do vizinho pode se infiltrar nos muros, modificando os materiais dos quais é feito.

Problema redobrado em apartamentos

Quem mora em apartamento deve ter um cuidado redobrado, sempre observando paredes e tetos para ver se tudo está correto. Manchas e umidades significa que está ocorrendo infiltração de água nas paredes. E geralmente isso vem de apartamentos acima do seu, ou do lado, dependendo da arquitetura do edifício. Casos em que a laje não é impermeabilizada, a água que cai do chuveiro, mesmo antes de escoar pelos canos, acaba se infiltrando no piso e saindo pelo teto do banheiro do apartamento debaixo. Com o tempo, isso vai acabar fazendo um enorme estrago em seu teto, principalmente se o forro for de gesso, com o risco até de acidentes sérios caso uma parte dele se solte om alguém dentro do banheiro.

Além disso, no banheiro ou em outros cômodos da casa, vazamentos vão deixando o forro de gesso escuro e cheio de fungos que ali se instalam por conta da umidade. Isso, além do estrago na peça em si, também pode causar problemas de saúde nos moradores do local, incluindo sérias alergias. Os animais domésticos também podem sofrer com a presença deles.

Outro perigo quando o vazamento do vizinho causa problemas no teto do apartamento é o acúmulo de água nos lustres. A água pode entrar em contato com a fiação elétrica e causar interferências que a tornam perigosa, podendo resultar em choques nos moradores até pequenos incêndios.

Dependendo de quanto tempo o vazamento ocorre, ele pode colocar em risco todo o teto de um apartamento ou casa. Com o tempo, os materiais vão cedendo e ele pode desabar. Por isso, há qualquer sinal de mancha ou umidade que possa estar sendo causado pelo vizinho, tome providências rápidas.

Um dos problemas mais chatos, no entanto, não causa males maiores na saúde ou na segurança dos moradores do local, mas sim no bolso. Isso porque vazamentos estragam não só a estrutura das paredes, mas também sua pintura. Para arrumar é necessário retirar toda a parte úmida, refazer a parede, passar massa corrida, impermeabilizante e camadas de tinta para ficar bonito outra vez. Isso pode sair caro. Mas se o seu vizinho não cuidar do vazamento, em poucos meses o problema voltará e o estrago acontecerá novamente.

Fique sempre atento a sua casa pois a responsabilidade não é apenas com a sua família, mas também com os vizinhos.

E você já sabe: se precisar de uma empresa de detecção de vazamentos, chame a Caça Vazamentos.