Como detectar vazamento de água em apartamentos


vazamento-apartamento

Parece que todo vazamento dentro dos apartamentos acontece da mesma forma. No primeiro momento, aparece aquela mancha na parede ou no teto, a água começa escorrer logo em seguida e, no fim, você precisa de uma grande reforma para reparar os vazamentos e infiltrações, mas não é bem assim que as coisas funcionam.

Esses vazamentos e infiltrações podem acontecer de forma silenciosa dentro dos apartamentos. As manchas nas paredes e goteiras costumam ser reflexo de um problema maior que já está acontecendo há muito mais tempo. Por isso, é importante fazer uma manutenção constante do sistema hidráulico de seu apartamento e realizar testes de vazamentos.

A maior parte dos apartamentos não pagam conta de água, que costuma ser única para todo o condomínio. Isso faz com que não prestemos tanta atenção nesses detalhes. Só pensamos nos vazamentos de água quando chega no limite, mas não precisa ser assim. Com um pouco de precaução, você pode economizar muito dinheiro com obra e deixar seu apartamento mais seguro.

Como encontrar vazamentos em apartamentos

Localizar os vazamentos em apartamentos pode ser uma dificuldade porque as pessoas não têm acesso à conta da companhia de saneamento e dificilmente têm acesso ao registro de água, que costuma ser único para todo o condomínio.

Nesses caso, a melhor alternativa é buscar um profissional qualificado que observará qual a melhor solução para seu apartamento. Para ter ideia da complexidade de detectar vazamentos em apartamentos, os aparelhos Gefotec não conseguirão identificar ruídos sem a interferência do apartamento do vizinho dependendo da espessura das paredes do apartamento. Nesse caso, o profissional deve escolher o melhor método para encontrar vazamentos para a situação.

Vazamentos entre apartamentos

Uma das principais dificuldades nos apartamentos é que o vizinho de baixo sempre sente o reflexo dos vazamentos no apartamento de cima. E isso pode gerar um grande embate, desde a localização do vazamento até o reparo do problema.

Saber onde acontece o vazamento é essencial para resolver estes atritos. Os prédios costumam ter dois “sistemas” de encanamento diferentes. O vertical, que conduz água para todos os andares, e o horizontal, que conduz a água da rede vertical pelos apartamentos.

Se verificar manchas nas paredes, o vazamento provavelmente ocorre no sistema que é responsabilidade do condomínio, ou seja, o vertical, e você deve comunicar o síndico para resolver o problema. Caso o vazamento ocorra no teto, a responsabilidade, provavelmente, é do vizinho de cima, ou seja, acontece no sistema horizontal.