Como descobrir vazamento em piscina de fibra


Durante o calor é muito comum que muitas pessoas optem por utilizar piscinas para aproveitar o verão. Existem vários tipos de piscina, desde as infláveis até as piscinas de alvenaria e azulejo. Porém, todas as piscinas podem apresentar vazamentos. Neste post, vamos focar em como descobrir vazamentos em piscina de fibra.

A piscina de fibra é a favorita no mercado por possuir uma fácil instalação, ter um bom preço e uma durabilidade alta. As piscinas de fibra também apresentam muita facilidade e flexibilidade em possíveis reparos.

Porém, como em qualquer outro tipo de piscina, os vazamentos em piscina de fibra podem acontecer, dando uma grande dor de cabeça para o dono do objeto.

Um vazamento em uma piscina, por menor que seja, gasta milhares de litros de água em poucos dias. Em alguns casos, é possível que o nível da piscina abaixe pela metade em menos de algumas semanas.

O gasto com a água não é a única preocupação. A água está vazando para algum lugar, então ela pode estar afetando o solo e até mesmo a estrutura de um imóvel.

Ou seja, além de gastar muito dinheiro com caminhões pipa ou enchendo a piscina com o próprio sistema de água, ainda é possível ter que gastar muito mais em futuras reformas no solo, quintal ou até na própria residência.

Para saber como parar o vazamento de uma piscina de fibra, primeiro é preciso saber como identificar onde está o problema. Existem alguns métodos simples para tentar descobrir onde está o vazamento da piscina, assim como existem métodos profissionais de alta precisão.

Bom, a primeira coisa a se fazer é tentar descobrir se realmente existe um vazamento na piscina de fibra. A forma mais eficiente de ter certeza de que há um vazamento é através de marcações.

Basta fazer uma marcação no atual nível de água da piscina com uma fita ou caneta (a fita é mais apropriada por ser mais fácil de remover e não deixar marcas permanentes).

Após 24 horas verifique o nível da água. Uma piscina sem vazamentos não pode perder mais do que meio milímetro de água por dia. Caso o nível tenha abaixado mais do que este limite, é há vazamento.

Como descobrir vazamentos em piscina de fibra

O primeiro passo é observar todos os pontos óbvios de vazamento. O cabeçote do filtro, a bomba da piscina e os filtros são lugares fáceis de apresentarem vazamento.

Faça uma verificação completa destas peças e veja se alguma está vazando água, mesmo que pouca.

Caso não haja vazamento aparente nestes itens, tente procurar a falha no próprio corpo da piscina ou então nas entradas e saídas de água.

Teste do corante

Uma maneira fácil de descobrir por onde a água da piscina de fibra pode estar vazando é através do teste do corante. Este é um teste simples e que pode ser realizado sem muitos recursos.

  • Encha uma seringa com corante alimentício. Este tipo de corante custa pouco e pode ser encontrado em qualquer mercado ou loja especializada. Também é possível usar sucos em pó misturado com água para realizar o procedimento (use o suco de uva para destacar bastante na cor);
  • Feche o sistema de filtração e sucção da piscina. Não pode ter água entrando ou saindo dela;
  • Agora é preciso, com a seringa, jogar o líquido colorido nos pontos onde há suspeita de vazamento. Comece por todas as entradas e saídas de água. Caso a tinta seja sugada pelo encanamento, então há um vazamento na tubulação daquela entrada.

Ao descobrir que há um vazamento na tubulação, agora é hora de tentar encontrar a área aproximada do vazamento.

Basta andar por onde o encanamento da piscina passa e tentar identificar se algum lugar parece mais úmido, fofo ou com qualquer outro tipo de alteração evidente.

Caso você não saiba por onde o cano passa, ande em volta da piscina tentando encontrar alguma diferença ou irregularidade no solo.

Este tipo de vazamento, apesar de ser chato de ser identificado, é fácil de ser resolvido, basta trocar as partes defeituosas do encanamento.

Vazamentos no corpo da piscina de fibra

Também é possível que o vazamento esteja acontecendo por alguma rachadura na fibra da piscina. Isso pode acontecer por causa de irregularidades no terreno, piscina colocada sob pedras ou baixo material de fabricação.

Estes são casos mais raros, mas nas piscinas de fibra são facilmente identificáveis, principalmente quando é usado o método do corante para localizar vazamentos.

Infelizmente estes casos são mais complicados e exigem um reparo mais trabalhoso, feito em empresas especializadas na restauração de piscinas de fibra.

A Esgotecnica possui uma equipe treinada e os melhores equipamentos para um diagnóstico exato do vazamento e do local do vazamento, facilitando assim a solução do problema com agilidade e eficiência.

Entre em contato com a gente e conheça nossas condições e serviços!