Como descobrir vazamento em piscina de alvenaria


Como descobrir vazamento em piscina de alvenariaÉ normal que piscinas percam água de forma natural. Isso acontece por causa da evaporação. Algumas vezes, após a retro lavagem do filtro também pode haver um pouco de diminuição no nível da água. Geralmente, uma piscina perde cerca de 2 milímetros de água a cada 24 horas.

Porém, se o nível está abaixando muito rápido, é certeza de que há um vazamento em algum lugar. Empresas de caça vazamento, como a Esgotecnica, oferecem serviços para descobrir o vazamento em piscinas de alvenaria, mas é possível encontrar este tipo de falha com métodos caseiros.

Como descobrir o vazamento em piscinas de alvenaria

O primeiro e mais importante passo é saber que há um vazamento. Este é o ponto mais fácil de ser identificado. Pode até não parecer, mas mesmo que um vazamento minúsculo é o suficiente para jogar milhares de litros de água fora. Ou seja, vai ser fácil notar quando há vazamentos em piscinas de alvenaria.

A altura do vazamento também pode ser notada neste momento. Basta ficar de olho se a água para em algum nível da piscina. Por exemplo, se a água vai embora e quando chega no meio da piscina, para de descer, o problema então está na parte superior da alvenaria.

Esse tipo de observação é fundamental para tentar ajudar a encontrar o vazamento mais fácil. Geralmente, a piscina vaza pela tubulação ou então em frestas em quinas e outras curvas.

Para ter mais certeza de que a piscina está abaixando o nível, faça o teste da caneta. Basta usar uma caneta e marcar o atual nível de água. Após 24 horas (sem períodos de chuva e sem ligar a bomba), veja se o nível abaixou mais de 1 milímetro. Caso tenha abaixado, então há um vazamento na sua piscina.

Após ter a certeza de que a sua piscina está vazando, é hora de procurar o local exato do problema.

Comece procurando pelos lugares mais propensos a vazamento

Infelizmente não é tão fácil descobrir um vazamento em uma piscina de alvenaria. É preciso ter bastante paciência e procurar o problema com calma. O primeiro lugar a se procurar deve ser nas saídas de água e outras partes do encanamento.

O cabeçote do filtro, toda a estrutura da bomba da piscina e os filtros podem ser os culpados do vazamento em piscinas de alvenaria ou de fibra. Busque por qualquer sinal de alteração nas peças da bomba, mesmo que seja apenas algumas gotículas ou suor.

Como usar tinta para descobrir vazamentos em piscinas de alvenaria

Um teste muito eficiente para caçar vazamentos em piscinas é o uso de tinta. É possível usar corante alimentício, tinta especializada para o uso em piscinas ou até mesmo sucos em pó em cores fortes.

Basta encher uma seringa com a tinta ou suco e ir jogando próximo dos locais onde pode haver vazamentos.

  • Comece o teste pelas entradas e saídas de água. Basta jogar o líquido nas saídas da bomba ou no skimmer. Caso a tinga seja “puxada” para dentro do cano, provavelmente há um vazamento na tubulação.
  • Se a piscina possui iluminação, pode ser que o problema esteja entre a peça de iluminação e a caixa de concreto. Jogue a tinta próximo destas peças e veja se ela é absorvida. Corrigir estes problemas é fácil, basta usar silicone ou epóxi para vedar o vazamento.
  • Jogue a tinta nas quinas, geralmente este é um lugar que dá bastante problema de vazamento. Lembre-se de jogar nas quinas da escada também.

Em piscinas de alvenaria, o vazamento também pode estar acontecendo no chão da piscina, este é um lugar muito difícil de conseguir encontrar o problema. Portanto, nestes casos é bom contar com a ajuda profissional da Esgotecnica.

As piscinas de alvenaria também podem oferecer falhas na sua impermeabilização, problema também conhecido como “vazamento por micro porosidade”.  Quando é assim, é necessário fazer um tratamento especial para fechar estes micro poros e acabar com o escape de água de uma vez por todas.

Este tratamento é feito com um produto especializado e com um processo chamado de “cristalização”. Apesar de sua venda ser aberta ao público e ele ser bem fácil de ser encontrado, recomenda-se contar com a ajuda profissional para realizar o trabalho.

Caso nada resolva

Se você tentou encontrar o motivo do vazamento com as dicas dadas e não conseguiu encontrá-lo e a cristalização não acabou com o problema de vazamento, é necessário começar “do zero”.

A solução mais simples é retirar todo o azulejo da piscina, deixando-a no concreto e depois retrabalhando a superfície.

  • É possível fazer a aplicação de produtos vedantes na caixa de concreto e em seguida recolocar os azulejos;
  • Ou então substituir todo o revestimento de azulejo por revestimento de vinil ou por uma piscina de fibra.

E sempre que precisar de ajuda para encontrar vazamentos em piscinas de alvenaria ou qualquer outro ambiente, pode contar com a Esgotecnica.