11 nov. 14

5 indícios de que sua piscina pode estar vazando

Nada mais desagradável de que o vazamento de uma piscina. Esse fato pode acarretar sérios problemas futuros. Sempre é preciso atentar para o volume de água que a piscina acumula e o quanto desce. Primeiro, leve em conta que a água pode diminuir na piscina em função da evaporação que é um fenômeno natural, em torno de 3 mm ao dia.

Se o fluxo é mais forte em um ponto é mais fácil descobrir onde está ocorrendo o vazamento. Agora, se o vazamento é longo e demorado será mais difícil achar.

O vazamento sempre é um sinal de que algo está errado e pode comprometer a estrutura da piscina. Por mais, que seja considerado raro, pois hoje as empresas de caça vazamento são especializadas na instalação e manutenção das piscinas tem bastante tecnologia a seu favor, nenhuma piscina está livre desse fato acontecer.

Uma piscina com vazamento pode desperdiçar mais de 100.000 litros por ano. Abaixo separamos 5 indícios de que sua piscina pode estar vazando. Fique sempre atento.

1)Telhas soltas ou rachaduras no Deck: se observar que há algumas telhas soltas ou rachaduras no Deck, provavelmente pode ser um vazamento;

2) Rachaduras e lacunas no feixe de vínculo: O mesmo vale para manchas marrons devido a oxidação das estruturas;

3) Solos saturados de água na área ao redor da piscina: Além disso, estufamento do produto impermeabilizante e manchas de umidade na parte externa. Muito cuidado;

4) Bolhas na água quando a bomba de retorno da piscina está em execução: Pode ser que exista algum vazamento no lado de sucção do sistema de filtração;

5) Observe se o nível de água da piscina está baixando mais de 1/4 “por dia: É bom depois que a piscina está cheia, você marcar o nível em que ela chega para não ter dúvida. Atente para o nível da água em aproximadamente uma semana. Se verificar que está baixando mais que ¼ é sinal de que há vazamento e o serviço detecção de vazamentos precisa ser chamado.

Quem são estes profissionais?

Em primeiro lugar vale destacar que é muito difícil encontrar onde é o vazamento. Por mais que você acha que é um lugar, pode ser outro. Por isso, se torna fundamental chamar um serviço que realmente entenda do assunto.

Assim que você notar alguns destes cinco indícios é hora de chamar os profissionais que entendem do assunto de vazamento. Existem empresas profissionais especializadas neste tipo de serviço e que colocam a disposição profissional que irão detectar algum buraco, em canos ou mesmo na piscina.

Este serviço é de extrema importância. Hoje com água faltando em diversos lugares do Brasil, desperdiçar água é um ato terrível. E se você pode ajudar fique de olho em qualquer vazamento não apenas na piscina ou em outras partes da casa.

O que eles utilizam?

Pois além de você estar ajudando a sua casa com economia de água, estará colaborando também com o meio ambiente. Estes profissionais possuem tanto conhecimentos teóricos como práticos para localizar vazamentos em tubulações de água enterradas que estejam enterradas sob pressão com o manuseio de instrumentos específicos.

Eles utilizam alguns equipamentos específicos. Um desses equipamentos são os sensores acústicos que detectam vazamentos através da energia acústica gerada pelo escape do fluído. Há também os sensores de pressão que são usados para detectar vazamentos usando os métodos de ondas de pressão negativa e de gradiente de pressão.

Como evitar vazamento em piscina?

Ter uma piscina é muito bom. Ela é ótima para compartilhar momentos com a família e amigos. Porém, ela precisa de manutenção. E essa manutenção precisa ser feita regularmente. Para ser utilizada no verão, ela não pode ficar esquecida no inverno.

Use adequadamente os produtos que a empresa que instalou a piscina indicou. Uma limpeza regular da piscina é sinal de longevidade.

Cuide para nenhum carro se aproximar muito da piscina. Pode ocorrer vazamento de água através desse tipo de situação. E qualquer dúvida entre em contato com a empresa responsável.